Segundo Boletim Epidemiológico Estadual, Patrocínio possui 10 casos de dengue confirmados

Segundo Boletim Epidemiológico Estadual, Patrocínio possui 10 casos de dengue confirmados

.

Texto:

Postado em: 12/03/2022

Foi divulgado na última quarta-feira (09) o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de arboviroses propagadas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika) em Minas Gerais. Conforme os dados disponibilizados, até terça-feira (08 de março) houve o registro de 8.660 casos prováveis (notificados exceto os descartados) e 3.221 confirmados de dengue. Além disso, foi identificada uma morte pela doença no estado na cidade de Espinosa e seis óbitos estão em investigação.

Em Patrocínio, segundo o boletim há 10 casos confirmados de dengue na cidade. A reportagem da Módulo FM conversou com o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Gilberto Martins, que explicou que estamos passando por período muito propício para a proliferação do mosquito, sendo também, historicamente, o que possui o maior número de casos identificados.

“Aqui no nosso município o histórico de casos de surtos e epidemias sempre mostrou que nos meses de Março e Abril, nós temos aumento de casos. Então, estamos exatamente nesse momento do ano, precisamos então alertar toda a população, que fiquem atentos e façam a eliminação de criadouros, tanto os depósitos que possui a água. Para que nós não tenhamos problemas com surtos e epidemias dessa doença aqui na cidade”, pontuou.

O coordenador ainda informou que no início do ano, foi realizada uma pesquisa de larvas onde foram identificados bairros com um índice acima do ideal e foi necessária a intensificação do trabalho da equipe de Vigilância Epidemiológica. Gilberto Martins ainda afirmou que sempre ao surgir casos confirmados, a equipe tem se deslocado para local a fim de conter a propagação naquele local.

De acordo com o boletim, não casos suspeitos ou confirmados das demais doenças verificadas.

Em relação à febre Chikungunya, em Minas Gerais foram registrados 518 casos prováveis da doença, dos quais 54 foram confirmados. Até então, não há nenhum caso de óbito confirmado, ou mesmo investigado, por Chikungunya em Minas.

Quanto ao vírus Zika, foram registrados 13 casos prováveis no estado, sendo 1 confirmado para a doença. Também não há óbitos por Zika em Minas Gerais até o momento.

 

Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações SES-MG

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram