.
Postado em: 19/04/2022
Será realizada no dia 7 de maio, no Auditório I do Unicerp, a segunda Oficina Participativa da Área de Proteção Ambiental da Serra do Cruzeiro. Organizada pela PDCA Consultoria e Compliance o evento será aberto a todos os patrocinense e buscará demonstrar estudos além de promover um debate com a sociedade sobre a área de proteção.
Durante o encontro serão apresentados o diagnóstico temático, a primeira proposta de zoneamento da APA, a identificação de anseios e expectativas e também de possíveis conflitos de zoneamento, além de incorporar os resultados na proposta de zoneamento, quando pertinentes ao projeto.
Segundo o coordenador da equipe, o advogado Reinaldo Machado, serão discutidas questões muito importantes a respeito do zoneamento da área.
“Ou seja, iremos discutir ali com a população e com todos os interessados nessa unidade de conservação que está sendo criada na Serra do Cristo, vamos discutir o que pode ser feito, pode ser praticado, o uso e ocupação do solo e todas as atividades que serão permitidas no interior da futura Área de Preservação Ambiental Serra do Cruzeiro”, pontuou.
Por conta disso, Reinaldo Machado frisa que é importante a participação da comunidade e convida a todos para participarem da segunda Oficina Participativa, dando suas opiniões e realmente engaja com o projeto.
“É o momento de agrupar os interesses individuais por um caminho que equilibre o bem-estar de uso social com a preservação ambiental do espaço, pensando sempre nos benefícios perenes e sustentáveis para a população e para a serra”, afirmou.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a APA da Serra do Cruzeiro possui área total de 356,54,29 hectares, ricamente composta de uma biodiversidade que inclui matas, montanhas, rios, córregos, nascentes e reservas minerais, além de oferecer um excelente potencial turístico para a região. Além disso, faz parte da vida e da história dos moradores de Patrocínio, que frequentam o local há vários anos.
O plano de manejo objetiva transformar a área hoje conhecida como Serra do Cruzeiro em uma Unidade de Conservação, categoria Uso Sustentável, que pretende conciliar uma ordenada ocupação humana com o uso sustentável dos seus recursos naturais. A ideia do desenvolvimento sustentável direciona os princípios de uso da área para regulamentar determinadas atividades de lazer e econômicas no local.
A APA Serra do Cruzeiro continuará sendo integrativa e gratuita, estando de braços abertos para receber os visitantes para momentos de descontração, atividades ao ar livre e turismo, sempre de maneira sustentável e harmoniosa com o meio ambiente e a beleza do cerrado mineiro.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações e texto Frederico Bernardes
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro