Secretário de Saúde realiza coletiva de imprensa e confirma aumento de casos de Covid-19 em Patrocínio

Secretário de Saúde realiza coletiva de imprensa e confirma aumento de casos de Covid-19 em Patrocínio

No entanto, ainda não foi confirmado com testes a chegada da variante Ômicron na cidade

Texto:

Postado em: 05/01/2022

Foi realizada na tarde desta terça-feira (04) uma coletiva de imprensa concedida pelo Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, acompanhado da Coordenadora de Atenção à Saúde, Fabiana de Oliveira Bustamante, e do Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Gilberto Martins Junior, onde informaram o aumento de casos ativos de Covid-19 em Patrocínio.

Durante sua fala, o secretário tranquilizou a população informando que todos os 116 casos registrados são leves, não havendo nenhum caso grave ou de internação, o que mais uma vez comprova a eficácia da vacinação contra Covid-19, visto que 97% dos infectados estão imunizados com pelo menos duas doses. Ele também contou que a rede de saúde está estruturada para o monitoramento de todos os casos de sintomas gripais, sejam de influenza ou coronavírus.

“Isso nos dá uma segurança que realmente a nossa população entendeu o nosso chamado e foi até a Policlínica ou aos pontos de imunização vacinal. Vale ressaltar que todos os 116, até este momento, são sintomas leves da doença. Isso nos mostra que realmente não temos nenhum caso grave internado os nossos dois hospitais do município, Santa Casa e também Med Center, e, principalmente, no nosso Pronto Socorro que é nossa porta de entrada de urgência e emergência”, afirmou em entrevista à Módulo FM.

Em resposta ao aumento dos casos, foi decidido que o Setor de Vigilância Epidemiológica voltará a divulgar os boletins diariamente e que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 voltará a se reunir regularmente para analisar esse novo cenário, sendo que a primeira reunião ocorrerá nesta sexta-feira (07) às 9h.

Além disso, Luiz Eduardo pontuou que apesar de não haver leitos no Hospital Santa Casa, o Pronto Socorro Municipal possui uma ala isolada com mais de 16 leitos e totalmente equipada com respiradores e vagas de UTI, para possíveis emergências. Segundo o secretário, a falta leitos na Santa Casa se deve por conta do fim da vigência de uma portaria do Ministério da Saúde que financiava os mesmos no dia 31 de dezembro de 2021.

“Se caso for necessário, nós abriremos essa ala com equipe treinada e capacitada a atender a nossa comunidade. […] Nós já tínhamos uma breve sinalização que isso poderia acontecer agora na primeira quinzena do mês de janeiro, porque não vivemos numa ilha, nós vivemos num país que ele é todo sem fronteiras, vamos dizer assim, as pessoas vão e vem. Então, com certeza, nós tínhamos essa previsão para a primeira quinzena de janeiro, que a variante poderia chegar, poderia chegar esse novo vírus da gripe o H3N2. Então, isso foi muito bem orquestrado e planejado para a gente poder enfrentar como enfrentamos no passado e agora de forma séria e correta, realmente salvando vidas”, concluiu Luiz Eduardo.

O secretário finalizou pedindo o apoio da população em relação à manutenção das medidas de prevenção individual como o uso de máscara, higienização de mãos, utilização de álcool em gel, além de evitar aglomerações, especialmente aqueles com algum sintoma gripal.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM com informações ASCOM PMP

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram