Secretaria Municipal de Saúde descarta caso de Varíola dos Macacos em Patrocínio

Secretaria Municipal de Saúde descarta caso de Varíola dos Macacos em Patrocínio

.

Texto:

Postado em: 11/08/2022

Foi divulgado na última segunda-feira (08) pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o boletim epidemiológico relacionado aos casos de Monkeypox, popularmente conhecido como Varíola dos Macacos. No documento, que possui registros até o dia 05 de agosto (sexta-feira), foram listados 102 casos confirmados e 331 suspeitos para a doença.

Dentre os casos suspeitos, um foi registrado em Patrocínio, no entanto, em entrevista cedida à reportagem da Módulo FM, o Secretário Municipal, Luiz Eduardo Salomão, informou que tal paciente não será confirmado.

“Sabemos que esse diagnóstico está sendo estudado, está sendo fechado pelos nossos laboratórios parceiros do Estado. Mas de antemão a gente cabe informar que a consulta e o acompanhamento desse caso nós sabemos que vai ser um caso descartado para a varíola dos macacos por se tratar de um diagnóstico já fechado por um médico especialista na área de dermatologia como o vírus da catapora”, afirmou.

O secretário ainda informou que as equipes das Unidades Básicas de Saúde, bem como dos hospitais Med Center e Santa Casa, já possuem treinamento para atuarem em casos suspeitos de Monkeypox. E, por segurança, sempre que surgir algum caso suspeito esse será notificado à Secretaria Estadual de imediato.

“Trazer a segurança a Patrocínio, aos nossos moradores, porque precisamos identificar logo no começo para não ter uma contaminação comunitária. Isso mostrou a nossa eficiência em saúde, mostrou mais uma vez que nós estamos atentos a todas as questões sanitárias e de epidemiologia aqui no município. Então, saímos na frente e tenho certeza que nossa equipe está treinada para poder identificar qualquer caso suspeito”, concluiu.

Conforme dados do Ministério da Saúde em Minas Gerais houve apenas uma morte pelo Monkeypox e ocorreu em julho. Já a SES, informou que todos os casos registrados no estado estão sendo investigados pelos laboratórios da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e acompanhados pelas Secretarias Municipais. Além disso, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

 

Stéfany Dias/Jânio Luiz – Módulo FM

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram