CAPS AD III e CAPS II promovem práticas integrativas e oficinas terapêuticas para reforçar o cuidado humanizado e combater preconceitos sobre saúde mental
Postado em: 20/05/2024
No dia 18 de maio, é celebrado o Movimento da Luta Antimanicomial, que batalha pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Em alusão a essa data, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos CAPS AD III e CAPS II de Patrocínio, realizou atividades.
As equipes dos CAPS ofereceram aos seus pacientes Práticas Integrativas Complementares (PICS), incluindo atividades coletivas, assembleias, oficinas terapêuticas temáticas e matriciamento entre profissionais da rede de atenção psicossocial. Essas atividades visam compartilhar e produzir conhecimentos, reflexões e práticas que defendam políticas públicas focadas no cuidado humanizado e em liberdade, rompendo barreiras e preconceitos sobre saúde mental.
A luta antimanicomial é um movimento que defende o direito das pessoas com transtornos mentais de serem tratadas com dignidade e respeito, fora dos manicômios. Esse movimento surgiu para combater o isolamento e a violação de direitos humanos que eram comuns nas instituições psiquiátricas. Ele promove a ideia de que o cuidado em liberdade, a inclusão social e o acesso a serviços de saúde mental comunitários e humanizados são fundamentais para o bem-estar das pessoas com sofrimento mental.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom / PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram