Postado em: 14/05/2020
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais divulgou nota de esclarecimento sobre o retorno nas aulas da rede estadual de ensino, programadas para a próxima segunda-feira (18/05). Confira:
"A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que o retorno das aulas remotas segue o que determina a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão autorizou o retorno dos diretores para planejamento das atividades educacionais remotas e implementação das medidas estabelecidas pelo Comitê Extraordinário COVID-19 e pela SEE/MG, de forma a assegurar aos servidores condições para o regular exercício de suas funções, sem comprometimento de vida e saúde.
O planejamento para a implementação das medidas foi realizado pelos diretores das escolas, validados pelos Superintendentes Regionais de Ensino e posteriormente pela Secretaria, a fim de garantir o cumprimento das regras de segurança sanitária para realização do teletrabalho e para as situações excepcionais de trabalho presencial. Houve a conclusão do planejamento de escalas, respeitando limite máximo de três servidores por turno, e a preparação das unidades de ensino para receber os profissionais com a estrutura necessária de segurança sanitária, bem como a determinação de fornecimento e utilização obrigatória dos equipamentos de proteção individual.
Através do Regime de Estudo não Presencial, a SEE/MG implementa estratégias que para alcançar o maior número de professores e alunos da rede. Para os alunos que não têm acesso à internet, as escolas farão a impressão do Planos de Estudos Tutorado e, com apoio das Superintendências Regionais de Ensino, identificarão uma forma de distribuir o material, em consideração as orientações de segurança sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
Abaixo trecho da decisão do TJMG que permite o retorno das atividades, uma vez que todas as medidas estabelecidas pelo Comitê Extraordinário COVID-19 estão sendo implementadas:
"Outrossim, mantenho a determinação de suspensão de retorno quanto aos demais servidores, até que sejam implementadas as medidas estabelecidas pelo Comitê Extraordinário COVID-19 e pela Secretaria de Estado da Educação, de forma a assegurar aos servidores da educação as condições para o regular exercício de suas funções, sem comprometimento de sua vida e saúde."
Ainda são aguardados esclarecimentos da Superintendência Regional de Ensino sobre como as atividades serão desempenhadas no município de Patrocínio.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram