.
Postado em: 20/05/2022
Foi confirmado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Oswaldo Rodrigues, na manhã desta sexta-feira (20) a existência de locais em Patrocínio que tiveram geadas fracas. Segundo o secretário, os locais mais afetados foram as baixadas na região de Esmeril, e algumas fazendas da cidade, porém ainda não há dados suficientes para saber a extensão de perda.
Por conta disso, equipes da secretaria estão indo às regiões agrícolas do município para fazer um levantamento sobre a geada que caiu na madrugada desta sexta-feira (20). Conforme informações de Oswaldo Rodrigues, concedidas através de entrevista à reportagem da Módulo FM, a geada foi fraca e atingiu superficialmente as lavouras “queimando” somente as partes mais expostas.
“Foi superficial e atingiu mais foram os brotos das plantas. A planta nova ela sente mais porque ela está muito vegetada, então ela sente muito. Mas a minha equipe, o Fabiano já está numa região, dos Dourados, saindo pelo Esmeril, fazendo o levantamento, eu vou agora para Santa Luzia, a região de Silvano, Macaúba de Cima e Macaúba de Baixo, fazer um levantamento para a gente ter uma noção logística do que aconteceu. No momento, eu já liguei para alguns fazendeiros, já me falaram que foi muito superficial e que não houve prejuízo”, afirmou.
Demais instituições ligadas ao agronegócio, como a ACARPA, também estão fazendo um levantamento do prejuízo que a geada pode ter provocado, no entanto, até o momento não há informações concretas sobre.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, algumas regiões de Patrocínio alcançaram a temperatura de 2,2°C, sendo a madrugada mais fria do mês de maio desde 2018, quando no dia 21 de maio daquele ano foi registrado 2°C.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPatrocinense Gabriel Ávila conquista título Sul-Americano de Jiu-Jitsu e garante vaga no Mundial
MEC cogita iniciar inscrições do Sisu 2025 no dia 15 de janeiro
ENTREVISTA: 3º Fórum de Turismo do Cerrado Mineiro dias 22 e 23/11 no auditório da Dulcerrado
Evento celebra com sucesso os 10 anos do curso de Gestão Comercial do IFTM Patrocínio
Deiró Marra rebate vereador Thiago Malagoli e nega dívida de R$ 5 milhões com a Santa Casa