Santa Casa está à procura de pediatras e falta reflete somente no Pronto Atendimento Privado

Santa Casa está à procura de pediatras e falta reflete somente no Pronto Atendimento Privado

.

Texto:

Postado em: 21/07/2022

Foi informado na manhã desta quinta-feira (21) pela diretoria do Hospital Santa Casa o que têm ocorrido em relação ao atendimento pediátrico na instituição.

Conforme o Superintendente do Hospital Santa Casa, Augusto César de Moura, atualmente o Hospital possui os seguintes serviços pediátricos em funcionamento:

  • 1. UTI NEONATAL (SUS e PRIVADO), onde pediatras estão em regime de plantão presencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizando serviços médicos aos recém-nascidos com até 28 dias de idade;
  • 2. INTERNAÇÃO (SUS), neste os pediatras ficam em regime de plantão presencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizando serviços em sala de parto e realizando assistência a todas as crianças internadas no Hospital procedidas do PRONTO SOCORRO MUNICIPAL;
  • 3. INTERNAÇÃO (PRIVADO), pediatras atendem os seus clientes (particulares ou convênios) de acordo com a demanda existente e disponibilidade dos mesmos;
  • 4. PRONTO ATENDIMENTO (PRIVADO), pediatras ficam em regime de plantão presencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizando serviços de atendimento a crianças com quadros classificados como emergência ou urgência;
  • 5. CENTRO MÉDICO (PRIVADO), já neste os pediatras atendem os seus clientes ambulatoriais/eletivos (particulares ou convênios) de acordo com a demanda existente e disponibilidade dos mesmos.

Diante disso, Augusto Moura explicou que os pediatras que executam os serviços listados anteriormente como 1, 2 e 4 são equipes distintas e não podem realizar mais de um plantão ao mesmo tempo para garantir maior segurança e qualidade ao serviço.

Também foi pontuado que somente o serviço de pronto atendimento (listado como item 4) está enfrentando dificuldade atualmente.

“Todos os quatro serviços, tirando o pronto atendimento, caminham muito bem, vão muito bem e atendem plenamente os seus objetivos e suas escalas de pediatras, etc. O problema que nós temos hoje na pediatria do atendimento privado é relacionado ao Pronto Atendimento somente. É lá que nós estamos tendo problema da ausência em alguns dias e alguns períodos do dia de pediatras em atendimento”, afirmou.

Atualmente a Santa Casa possui no seu corpo clínico, entre médicos que estão autorizados a trabalhar, 14 médicos pediatras que são divididos nas cinco formas de atendimento na instituição. Por conta disso, não há profissionais suficientes para atender 100% as escalas.

O superintendente da Santa Casa ainda informou que devido a essa falta, a equipe da instituição está “constantemente em contato com outros pediatras de outras cidades”, para tentar convencê-los a vir trabalhar em Patrocínio e estão encontrando dificuldade, pois a maioria dos profissionais já possuem vínculos empregatícios.

Além disso, foi pontuado que a população frequentemente confunde as unidades de serviço Pronto Atendimento da Santa Casa e Pronto Socorro Municipal. “Ambas possuem papeis importantíssimos nos serviços de saúde de Patrocínio, entretanto, o primeiro é privado e o segundo é público (SUS) para o atendimento de urgência e emergência”, concluiu.

 

Segundo secretário não há falta de atendimento pediátrico na rede pública de Patrocínio

 

Redação Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram