Sábado (30) haverá Dia D das Campanhas de Vacinação contra Sarampo e Gripe em Patrocínio

Sábado (30) haverá Dia D das Campanhas de Vacinação contra Sarampo e Gripe em Patrocínio

.

Texto:

Postado em: 28/04/2022

A Secretaria Municipal de Saúde convocou todo o público-alvo das campanhas de vacinação contra Sarampo e Gripe para comparecerem ao Dia D, 30 de abril. Haverá equipes de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde e PACS, exceto na Policlínica, de 8h às 17h.

Nesse primeiro momento o público da Campanha contra o Sarampo são crianças com idades entre 6 meses e 5 anos e profissionais de saúde. Já em relação à Campanha contra a Gripe são idosos com idades acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças com idades entre 6 meses e 5 anos.

Segundo a Coordenadora de Atenção à Saúde, Fabiana de Oliveira Bustamante, durante o Jornal da Módulo desta quinta-feira (28), em relação às campanhas no município houve procura, mas a equipe esperava maior adesão por parte da população, principalmente crianças.

“Mas geralmente sempre esperam o Dia D, momento que é num sábado, as pessoas não trabalham, então a gente está esperando que tenha mais procura neste final de semana das vacinas”, afirmou.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, a população deve se atentar e manter seus cartões vacinais atualizados para auxiliar na erradicação de doenças que voltaram a circular pela sociedade.

“Nós estamos vivendo um momento de estabilidade no país, com a erradicação da doença, então nós precisamos ter essa segurança, da população se vacinar, para podermos realmente não deixar as coisas acontecerem de forma negativa. Então cabe a cada um de nós, vale ressaltar isso sempre, devemos manter nosso cartão vacinal sempre atualizado com todo o esquema de vacinas, sendo realmente aplicado na nossa população, para podermos erradicar todas as doenças que porventura possam vir a surgir novamente”, pontuou.

Quem for se imunizar deverá apresentar o CPF, o RG e o cartão de vacinas, e para os profissionais, um documento que comprove o vínculo empregatício. Os cartões serão de grande importância principalmente para as crianças, visto que os profissionais das UBS estarão verificando se há falta de alguma para estar alertando os pais ou responsáveis para estarem agendando a data para a imunização das mesmas. Não haverá vacinação de outras doenças no dia.

De acordo com a coordenadora, a secretaria está aguardando sinalização do Ministério da Saúde para imunizar as demais pessoas da população. Como ocorreu nos anos anteriores, as campanhas estão sendo realizadas por etapas, sendo os grupos de risco para cada doença os primeiros a serem atendidos.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram