Realizada a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 em Patrocínio

Realizada a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 em Patrocínio

.

Texto:

Postado em: 18/05/2022

Ocorreu na manhã desta terça-feira (17) no Auditório Geraldo Campos da Prefeitura de Patrocínio, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 em Patrocínio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com a presença de representantes de diversos setores da sociedade.

Segundo o Prefeito Deiró Marra, todos devem apoiar a realização da pesquisa e disse ter uma expectativa de que seja feito um “raio-x” da população patrocinense, visto que há uma população flutuante grande e que impacta os serviços do município.

“A gente tem cobrado muito essa questão da participação e o Censo 2022, definido pelo Governo Federal, nós estamos empenhados, vamos dizer assim, de que as pessoas possam realmente aderir de forma forte à essa causa. É importante que os nossos recenseadores e de que o censo realmente traga a realidade de Patrocínio”, pontuou.

O prefeito ainda afirmou que a população do município já passa de 100 mil habitantes e que este é o momento de comprovar esse dado.

Conforme o Chefe do IBGE de Patrocínio, Edimilson Laurentino, os agentes censitários visitarão todos os domicílios, tanto da zona urbana quanto rural, das cidades de Patrocínio, Serra do Salitre, Iraí de Minas, Cruzeiro da Serra, Nova Ponte e Guimarânia, no período de três meses.

“[O Censo Demográfico] era para ter sido feito em 2020, a pandemia não deixou, então, por isso, nós estamos fazendo agora, então o atraso é muito grande. Existe uma estimativa, que se faz, mas esta também é muito incerta, o importante é a gente fazer a contagem para ter certeza. A estimativa está em 92 mil [habitantes] é bem possível que Patrocínio tenha uma população maior. Quando nós contamos em 2010, tinha 85 mil [habitantes], olha que diferença. Então é preciso fazer a contagem em benefício do município, pode ser que ele até, quem sabe, mude de faixa no FPM, isso vai trazer mais recursos para o município”, informou.

Como forma de apoiar a realização do Censo 2022, o Governo Municipal cederá ao IBGE locais tanto para a realização dos treinamentos dos agentes censitários, quanto para a instalação dos Postos de Coleta durante o levantamento, que ocorrerá entre 1º de agosto e 31 de outubro.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM com informações ASCOM PMP

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram