.
Postado em: 08/08/2022
Na noite da última quinta-feira (04), foi realizado no Auditório Geraldo Campos da Prefeitura de Patrocínio, o Seminário Regional do Programa Justiça na Escola. O evento contou com a presença de lideranças e gestores escolares das cidades de Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia e Serra do Salitre, para abordarem o tema “Os Desafios da Educação Pós Pandemia”.
Conduzido pelo Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos, o seminário debateu diversas demandas levantadas pelas escolas após o retorno das aulas presenciais, apontadas especialmente durante os grupos de estudos que estão sendo realizados mensalmente pelo Núcleo de Atendimento às Escolas de Patrocínio (NAE).
Durante a solenidade, foi abordado os efeitos da pandemia na educação e a houve a sugestão de estratégias para superação dos desafios, bem como uma explanação a respeito das habilidades socioemocionais, inclusive a inteligência emocional, além do alinhamento de diversas questões, especialmente as relativas ao NAE.
Segundo o coordenador do Programa Justiça na Escola, Dr. Serlon Silva Santos, foi observada uma angústia muito grande entre os gestores escolares diante dos reflexos e das consequências da pandemia, sendo necessário então uma conversa sobre o tema.
“Essas questões, que eu percebo, que afligem os gestores precisam ser tratadas. [...] Na medida em que nós conjugamos esforços e buscamos resultados, alinhando as ideias, as ações a tendência é trazer uma melhora, principalmente, no nosso alvo principal que são os alunos, a gente quer acreditar, porque pensamos que eles têm precisado muito”, afirmou.
Ainda foi destacado a importância da empatia dos educadores, pois muitas crianças e adolescentes que apresentam comportamento agressivo nas escolas, tem enfrentado diversas situações de violação dos direitos, como abandono, negligência, conflitos familiares, convivência com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, além de todas as formas de violência (física, sexual e psicológica).
Também participaram do evento o Vice-Prefeito, Humberto Donizete Ferreira (Bebé); Presidente da Câmara, Vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho), os Vereadores Natanael Diniz, Leandro Caixeta e José Roberto dos Santos (Salitre); o Defensor Público, Dr. Luiz José Galdino Filho; representando o Comando do 46º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Helder Lúcio Vieira; representando a Superintendente Regional de Ensino, Meirilandy Guimarães Santos Souza; o Secretário Municipal de Educação de Patrocínio, Professor Emerson Caixeta; a Secretária Municipal de Educação de Guimarânia, a Secretária Municipal de Educação de Cruzeiro da Fortaleza, e a representante da Secretária de Educação de Serra do Salitre.
ASCOM PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramVeículo fumacê vai combater mosquito da dengue a partir deste domingo; veja cronograma
Centro Espírita promove bazar solidário neste sábado em Patrocínio
Luiz Eduardo Falcão é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios
Carga de café de Patrocínio avaliada em R$ 1,5 milhão é recuperada em SP horas após assalto