Também foram aprovados Processos de Lei declarando o Congado, a Folia de Reis e as religiões de matriz africana como bens imateriais da cidade
Postado em: 01/12/2021
Foi realizada na manhã desta terça-feira (30) a 38ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, nesta a pauta consumiu as quatro horas regimentais da Plenária, iniciando-se às 9h e encerrando-se às 13h. Isto ocorreu por conta dos vários assuntos que demandaram um amplo debate entre os vereadores.
O principal deles, foi a discussão do Processo de Lei Complementar de nº 12/2021, que cria o Programa de Regularização Predial Urbana de Patrocínio, o “REPURB”. Este programa determina que as edificações irregulares concluídas ou em fase de conclusão poderão ser regularizadas, desde que atendam às condições mínimas ambientais, de patrimônio, de higiene, segurança, salubridade, acessibilidade e habitabilidade. Esse Projeto do Executivo foi votado em Regime de Urgência, e aprovado por 12 vereadores e um voto contra do Vereador Paulo Roberto dos Santos (Panxita - PSD).
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho - DEM), na cidade há registrados nos arquivos da Secretaria Municipal de Urbanismo cerca de quatro mil processos de construções irregulares e que agora poderão ser regularizados.
“Então foi bastante discutido aqui por todos os vereadores e aprovado, tivemos a presença de arquitetos, de engenheiro civil, a casa cheia na manhã de hoje, então eu tenho certeza de que muitas pessoas vão se regularizar a partir de agora após essa aprovação”, pontuou Florisvaldo.
O Vereador Paulo Roberto dos Santos (Panxita - PSD) informou que se opôs ao Processo de Lei por acreditar que este irá ajudar infratores que fizeram construções irregulares de propósito.
“Então a gente é contra esse tipo de coisa, a gente não é contra o pequeno, o pobre porque a multa vai ser paga o mesmo valor que o rico vai pagar, o pobre vai pagar que é por metro quadrado de construção. Então está beneficiando quem? Aquele cidadão poderoso, alguns que tem dinheiro que bateu no peito e falou que ia fazer irregular e ia regulamentar. Então [...] eu sou a favor sim, de regulamentar o cidadão pobre, o cidadão carente, mas de graça sem cobrar dele um centavo e de penalizar aquele cidadão que fez sabendo que estava errado, mas dar uma punição realmente severa para que ele não faça isso novamente”, afirmou.
No entanto, segundo o Vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho - DEM) cada localidade terá seus preços e moradores de bairros periféricos pagarão menos do que os de bairros mais próximos do Centro, por exemplo.
Além disso, no Grande Expediente o Sr. Thiago dos Reis Nunes, detentor do 53 Driver, um dos aplicativos de trânsito que atende a cidade, levou demandas dessa classe de trabalhadores aos vereadores, dentre elas o credenciamento de um número maior de veículos e multas aplicadas de maneira demasiada. Para prestar esclarecimentos, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Dr. Danilo Pereira, foi convocado a comparecer à Casa das Leis.
Na Ordem do Dia foram encaminhados às Comissões Permanentes oito Processos de Lei para emissão de parecer. Em Primeira Discussão e Votação, foram aprovados outros cinco Processos de Lei. Já em Segunda Votação e Redação Final, foram aprovados os seguintes Processos de Lei: o de nº 198/2021, que declara as religiões de matriz africana como patrimônio cultural imaterial; o de nº 287/2021, que declara a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial, Histórico, Religioso e Cultural da cidade, e o de nº 288/2021, que declara o Congado como patrimônio Imaterial, Histórico, Religioso e Cultural da cidade de Patrocínio. Os três projetos são de autoria do Vereador Natanael Diniz (PL).
Em Regime de Urgência, foi aprovado em votação única o Processo de Lei nº 326/2021, que desafeta imóvel urbano de domínio público, de autoria do Prefeito Municipal. Também em votação e discussão única, foi aprovado por unanimidade o Processo de Decreto Legislativo de nº 22/2021, que concede título de Cidadã Honorária a senhora Maria Aparecida Silva Rocha, de autoria do Vereador Thiago Malagoli (DEM). Ao final, foram ainda aprovadas oito Indicações e duas Moções de Aplausos.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM com informações ASCOM Câmara
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos