Professor e ativista fala sobre Dia da Abolição da Escravatura: 'foi construído com muita luta'

Professor e ativista fala sobre Dia da Abolição da Escravatura: 'foi construído com muita luta'

Segundo Marlucio Anselmo, a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel foi romantizada

Texto:

Postado em: 13/05/2024

Consta no primeiro artigo da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, data que simboliza o Dia da Abolição da Escravatura: "É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brazil". Nessa data fica o questionamento: celebrar ou não? É fato que essa lei foi resultado da pressão exercida pelo movimento abolicionista, nos anos anteriores, das mais diversas formas, mas todos reconhecem isso?

A Módulo FM ouviu Marlucio Anselmo, professor do IFTM e ativista do movimento negro, para falar sobre o assunto. “É uma data muito importante, principalmente para fazermos uma reflexão — o que foi a abolição da escravidão no Brasil? Primeiro, nós fomos um dos últimos países a abolir a escravidão. Segundo, não é um ato, como é romantizado pela Princesa Isabel, no ato da sua assinatura; foi construído com muita luta, com mortes inclusive, da população negra lutando por tudo isso”, diz.

Segundo ele, são muitos os “atores” negros nesse processo. “Inclusive pagando pra alforria de outros negros. O mais importante é percebermos que naquele momento nós tivemos a abolição da escravatura, mas nenhum direito garantido aos negros. Ou seja, os negros que estavam livres, libertos a partir daquele ato, não tinham onde morar, não tinham trabalho, não tinha escola; e até hoje ainda relutam em entender essa importância, e o mais difícil de tudo isso, de entenderem que nós precisamos de políticas públicas que façam uma restauração desses direitos que não foram dados naquele momento”, opina.

“Nós precisamos urgentemente de pensarmos em pôr em prática as políticas públicas. Não adianta criar leis — a população precisa entender a importância dessas leis, a importância dessa reparação e, sobretudo, entender de que não estamos recebendo favores. Os negros estão recebendo por aquilo que eles construíram. Esse país hoje é um país rico desenvolvido, é porque os negros trabalharam porque isso acontecesse. Então é um momento de fazermos essa reflexão”, comenta.

OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA COM O PROFESSOR MARLUCIO ANSELMO

A Lei Áurea tem apenas dois artigos: o primeiro encerra a escravidão no Brasil e o segundo revoga as disposições que são contrárias à lei.

⌨️ Por André Luiz Costa e Tony Galvão Módulo FM

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram