Ainda não há previsão de prorrogação dessa segunda etapa
Postado em: 22/11/2021
Encerrará na próxima terça-feira, 30 de novembro, segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais. De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o objetivo da campanha é preservar a saúde dos rebanhos e também manter o compromisso com o agronegócio do estado.
A imunização teve início dia 1º de novembro em bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses e a expectativa é de que sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em Minas Gerais.
De acordo com médica veterinária do IMA na cidade, Rosana Cunha Mendes, em nossa região ainda há cerca de 55 mil animais a serem vacinados e frisa a importância de imunizar os rebanhos além de informar que a distribuição de vacinas deve ser normalizado nesta semana.
“Foi feito um levantamento, então para todo o estado de Minas Gerais a vacina é suficiente para vacinar todo o rebanho. Aqui no município de Patrocínio, no escritório seccional de Patrocínio, que engloba os municípios de Patrocínio, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Guimarânia, até o momento, nós tivemos a vacinação de quase 42 mil animais, isso representa 43% dos bovinos a serem vacinados nessa etapa, que são todos aqueles bovinos abaixo de 24 meses. Então, ainda temos a expectativa de vacinar em torno de 55 mil animais que ainda faltam para serem vacinados. Lembramos que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, Minas Gerais faz parte de um de um bloco onde os estados são livres de febre aftosa com vacinação obrigatória”, pontuou.
O prazo para comprovar a vacinação terminará no dia 10 de dezembro e para facilitar a localização da propriedade, o IMA recomenda o envio do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.
A multa para o produtor que não vacinar os animais até a data estipulada será de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, algo em torno de R$ 92,79 (noventa e dois reais e setenta e nove centavos) por cabeça de gado. Já quem não entregar a declaração de vacinação a tempo poderá ser multado em 5 Ufemgs, o que equivale a R$ 18,55 (dezoito reais e cinquenta e cinco centavos) por cabeça.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramNota de Falecimento: Eurípedes Aparecido de Camargos, aos 65 anos
Patrocinense Gabriel Ávila conquista título Sul-Americano de Jiu-Jitsu e garante vaga no Mundial
MEC cogita iniciar inscrições do Sisu 2025 no dia 15 de janeiro
ENTREVISTA: 3º Fórum de Turismo do Cerrado Mineiro dias 22 e 23/11 no auditório da Dulcerrado
Evento celebra com sucesso os 10 anos do curso de Gestão Comercial do IFTM Patrocínio