PROCON Municipal realiza a fiscalização de volumetria de combustíveis em postos de Patrocínio

PROCON Municipal realiza a fiscalização de volumetria de combustíveis em postos de Patrocínio

.

Texto:

Postado em: 16/02/2022

Está sendo realizada desde esta terça-feira (15) a fiscalização de volumetria de combustíveis nos postos de Patrocínio. Organizada pelo PROCON Municipal em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-MG) a ação teve como objetivo verificar se a quantidade que sai nas bombas é a mesma que está entrando no tanque dos veículos e se todos os postos estão das normativas vigentes.

Segundo o Superintendente do PROCON, Rodrigo Oliveira, nesse primeiro momento será feito o monitoramento da volumetria, no entanto, depois será verificada a qualidade dos combustíveis dos 17 postos da cidade.

“É bom ressaltar que o PROCON não tem prerrogativa de averiguar a qualidade dos combustíveis, quem faz isso é a Agência Nacional de Petróleo (ANP), nós também estamos entrando em contato com a ANP que virá à Patrocínio também fazer essa fiscalização”, pontuou.

No dia 15 de fevereiro foram fiscalizados 12 bicos, sendo que 7 foram reprovados e 5 aprovados. Desses 7 reprovados, um foi interditado e os demais não passaram porque não  mantinham a indicação por cinco minutos após a bomba desligada e por erro de divergência. No caso da interdição, houve um erro superior ao máximo admissível, que deve ser providenciado o reparo pelo posto, para que o bico seja utilizado novamente.

No dia 16 de fevereiro foram fiscalizados 22 bicos, sendo que 13 foram reprovados e 9 aprovados. Dentre os reprovados, dois foram interditados, porque tinham uma medicação superior ao erro máximo admissível. Esse erro gera prejuízo ao consumidor e gera automaticamente a interdição do bico. Os demais erros encontrados foram: não mantinham a indicação por cinco minutos após a bomba desligada, mal estado de conservação em duas mangueiras e erros de divergências que também ocorreram.

Segundo PROCON os nomes dos postos serão preservados, pois o intuito é defender o direito do consumidor sem prejudicar o fornecedor.

O superintendente também informou que as listas dos valores continuarão saindo e a autarquia fiscalizará as notas fiscais de entrada e saída para verificar se há preço abusivo sendo praticado na cidade.

Ainda foi afirmado que está sendo realizado o estudo de preços dos itens da cesta básica e a lista deverá ser divulgada nos próximos dias pela equipe do PROCON.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM

*Atualizada às 11:27 do dia 17/02 para acrescentar informações dos bicos fiscalizados.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram