PROCON alerta para golpes no cadastro do PIX

PROCON alerta para golpes no cadastro do PIX

Texto:

Postado em: 13/10/2020

A superintendente do PROCON de Patrocínio, Charlene Soares, alerta os clientes de bancos sobre golpes realizados durante o cadastro no PIX, nova modalidade de pagamentos lançada pelo Banco Central. O novo serviço tem sido utilizado por criminosos em massa para coletar dados pessoais e financeiros.

“Os consumidores devem ficar atentos quanto às técnicas de roubo de dados durante o cadastramento na plataforma. O processo deve ser feito apenas pelo aplicativo ou site da instituição financeira” explica a superintendente. “As formas mais comuns usadas nos golpes são o pedido de instalação de softwares maliciosos, promoções falsas e a indução para entrega de dados e informações dos consumidores por meio de cadastros falsos” complementa Charlene.

A orientação do PROCON é desconfiar de anúncios chamativos e não fornecer senhas fora dos sites oficiais dos bancos. A instituição que permitir o vazamento de dados pode ser responsabilizada.

O PIX entra em operação no dia 16 de novembro, mas a inscrição das chaves já foi iniciada. O sistema permitirá a quitação de pagamentos em até 10 segundos, com funcionamento 24 horas por dia.

 

Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo