Presidente da COOPA comenta impactos da pandemia na agropecuária

Presidente da COOPA comenta impactos da pandemia na agropecuária
Texto:

Postado em: 26/05/2020

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, Fausto Amaral, comenta que a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) pode afetar o agro mesmo que de forma indireta. “Na roça as pessoas estão mais afastadas e não temos dificuldade para produzir qualquer alimento. Nós estamos preocupados é com o transporte e o processo de consumo na cidade, já que a renda dos municípios está diminuindo com o achatamento de faturamento dos pequenos empresários e assalariados, aí o consumo tende a cair” explica Fausto.

A situação exemplifica o mercado do leite, produto tipicamente de mercado interno, que é impactado pelo nível de desemprego em estado crescente, causando redução do consumo de diversos derivados, como leite e queijo. Produtores já estão preocupados com a queda nos preços e redução da produtividade.

Mercado Externo

Sobre a situação do mercado externo, Fausto Amaral informa que o setor está aquecido, já que em torno de 60% das exportações brasileiras são de produtos agrícolas, vendidos em grande parte para a China. “Temos que perceber que lá na China a doença está afetando, mas a economia e fatores de produção daquele país não diminuirão como acontece no restante do mundo, então esperamos que eles continuem comprando de nós” complementa o presidente da cooperativa.

Preço do Dólar

Com a moeda norte-americana em alta, o presidente da COOPA diz que esse preço afeta de forma positiva a venda dos produtos vendidos pelo Brasil, mas ressalta que os produtores devem se atentar para a compra de maquinários e insumos. “O pessoal fica com a sensação que vai ganhar mais dinheiro, mas esquece que terão que comprar insumos e equipamentos com preços caros também. Imagino que haja uma certa neutralidade com essa história do dólar para a produção agropecuária, não vai ganhar dinheiro, mas também não perderá muito” comenta Fausto Amaral.

O segundo semestre de 2020 para a agropecuária deve ser marcado por tomadas de decisões importantes sobre ampliação ou redução de produção, escolha das culturas a serem cultivadas e demais procedimentos. O setor observa o andamento da pandemia no país, mas o cenário ainda é de incertezas.

 

Daniel Henrique/Janio Luiz (Lucco)-Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo