Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: Emater-MG/Divulgação
Postado em: 13/08/2024
Nos últimos dias, Patrocínio enfrentou uma nova onda de geadas que trouxe desafios significativos para os cafeicultores da região. No último domingo (11), a temperatura mínima foi de 5ºC na madrugada, com sensação térmica de 3º. Em áreas mais baixas na zona rural fala-se até em temperatura inferior a 2ºC. Em entrevista à Módulo FM, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Patrocínio (Acarpa), Osvaldo Ninin, detalhou os efeitos desse evento climático.
Segundo ele, embora as geadas não tenham sido tão severas quanto as de 2021, elas atingiram áreas tradicionais e baixas, causando danos moderados. Ninin destacou que, apesar do impacto não ter sido tão intenso, a situação ainda é preocupante. A falta de chuvas nos últimos quatro meses agrava o problema, prejudicando ainda mais a safra de café.
Outro ponto de preocupação são as gemas florais. Ninin explicou que as geadas afetaram principalmente as áreas marginais ao redor das zonas mais atingidas. Mesmo em regiões onde as plantas não foram completamente destruídas, o frio pode comprometer a formação das gemas florais, afetando a futura produção.
A Acarpa, de acordo com ele, está empenhada em fornecer suporte aos cafeicultores afetados. A associação, juntamente com institutos de pesquisa e cooperativas, está realizando levantamentos e oferecendo assistência para mitigar os danos e planejar as próximas etapas da safra.
No fim de semana, foi registrada a ocorrência de geada em áreas pontuais, além de Patrocínio, em municípios como Rio Paranaíba, Araxá, Ibiá e Indianópolis.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram