Cidade contabilizou 451 casos de Dengue no último boletim da SES
Postado em: 14/02/2024
Na entrevista concedida ao repórter Jânio Luiz, da Rádio Módulo FM, nesta quarta-feira (14/02), Gilberto Martins, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Patrocínio, afirmou que a Prefeitura Municipal tem redobrado os esforços para conter a propagação da Dengue no município. Martins destacou uma série de iniciativas em curso, incluindo mutirões de limpeza em diversos bairros, aplicação de fumacê e visitas domiciliares, visando interromper a disseminação do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Confira abaixo a entrevista completa com Gilberto Martins, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Patrocínio:
Dados sobre a Dengue em Patrocínio:
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais em 05 de fevereiro, Patrocínio registrou 451 casos de Dengue até aquela data, sem nenhum caso de Zika Vírus ou Chikungunya. O boletim não reportou nenhuma morte associada à doença. Clique aqui e veja o último boletim divulgado.
A Prefeitura de Patrocínio continua com a Operação Fumacê nos bairros da cidade. Confira a programação:
14/02 Quarta-feira - 16h às 19h: Morada Nova II, Dona Diva I e II
15/02 Quinta-feira 7h às 10h: Martin Galego, Ouro Preto, Carajás; 16h às 19h: Boa Esperança
16/02 Sexta-feira 7h às 10h: Morada do Sol, New Golden Park e Parque dos Pássaros; 16h às 19h: Nações e Nova América
17/02 Sábado 7h às 10h: Serra Negra; 16h às 19h: Jardim Europa e Jardim Alvorada
18/02 Domingo 7h às 10h: Cruzeiro da Serra e Pôr do Sol; 16h às 19h: Amir Amaral e Congonhas
Sintomas da Dengue:
A Dengue é uma doença febril aguda causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas podem variar de acordo com o histórico médico e o tipo de vírus. Os principais sintomas incluem febre, fadiga, dor de cabeça, dores no corpo, dores nos olhos, náusea, vômito, diarreia e sangramento. A forma hemorrágica, que pode ser fatal, apresenta sinais como manchas vermelhas na pele, sangramentos no nariz e na gengiva, dores abdominais intensas e vômitos persistentes.
Os sintomas da Dengue podem durar até 10 dias, mas a fadiga pode persistir por semanas. Não há tratamento específico, apenas cuidados paliativos como hidratação adequada. Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios devem ser evitados, pois aumentam o risco de hemorragias. A prevenção é fundamental e envolve a eliminação de focos de água parada, onde o mosquito se reproduz, especialmente durante os meses de verão, quando as chuvas propiciam o acúmulo de água em recipientes diversos.
Anderson Rocha/MóduloFM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram