Coordenador pede ajuda da população para evitar água parada em locais que o mosquito possa se proliferar
Postado em: 26/01/2023
A Vigilância Epidemiológica de Patrocínio, começa nesta quinta-feira (26/01), um trabalho com o carro fumacê pelas ruas da cidade.
A aplicação de inseticida visa eliminar o Mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, (Aedes Aegypt).
Segundo o Coordenador Vigilância Epidemiológica de Patrocínio, Gilberto Martins, a ação vai começar pelas ruas dos Bairros São Cristóvão, Olímpio Nunes, Manuel Nunes e no Setor Industrial da cidade, que foram os bairros que apresentaram maior índice de infestação do mosquito na última pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de Patrocínio.
Gilberto Martins pede a colaboração da população para evitar que o mosquito se prolifere.
“Nós vamos combater o mosquito adulto, ou seja, este que já está sobrevoando. Então o inseticida é para matar esse tipo de inseto. Precisamos que a população colabore evitando para que este mosquito se crie, evitando deixar água parada.
Pedimos para que as pessoas deixem as portas e janelas de suas casas abertas para que o inseticida faça efeito”, salientou o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Patrocínio, Gilberto Martins.
No momento da aplicação, as pessoas devem cobrir gaiolas de pássaros, acondicionar alimentos em recipientes com tampas, retirar roupas que estiverem no varal, e após a aplicação trocar água e alimentos dos animais domésticos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Município, intoxicação com o inseticida aplicado pelo carro do fumacê raramente ocorre, caso a pessoa sinta algum sintoma, deve procurar o Pronto Socorro Municipal de Patrocínio para atendimento médico e notificação.
Nesta sexta-feira (27/01), o carro do fumacê percorrerá as ruas dos Bairros Santa Terezinha, Matinha e Belvedere.
Anderson Rocha/Jânio Luiz
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram