Prefeito sanciona lei que institui uso do colar de girassol para auxiliar identificação de pessoas com deficiências ocultas

Prefeito sanciona lei que institui uso do colar de girassol para auxiliar identificação de pessoas com deficiências ocultas

Autoria da lei é do vereador Ricardo Balila

Texto:

Postado em: 08/05/2023

O prefeito Deiró Marra sancionou a Lei 5.576 de 04 de maio de 2023, de autoria do vereador Ricardo Balila, que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas em Patrocínio. Para os fins de aplicação desta Lei, considera-se pessoa com deficiência oculta aquela cuja deficiência não é identificada de maneira imediata, por não ser fisicamente evidente.

O uso do colar de girassol é facultado aos indivíduos que tenham deficiências ocultas, bem como a seus acompanhantes e atendentes pessoais, e não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência.

Os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do colar de girassol, bem como aos procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas.

A lei entra em vigor decorridos 60 dias de sua publicação.

 

Daniel Henrique/Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram