Por Tony Galvão e André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 18/02/2025
Na tarde desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma nova etapa no combate ao mosquito da dengue. O projeto, que conta com o uso de drones para georreferenciamento e monitoramento de focos do Aedes aegypti, visa aprimorar as estratégias de controle da doença na cidade.
Em entrevista ao repórter Jânio Luiz, da Módulo FM, o prefeito Gustavo Brasileiro destacou a importância da iniciativa e agradeceu o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde. "Vamos realizar um trabalho de georreferenciamento para mapear os focos do mosquito e traçar a melhor estratégia de combate", afirmou o prefeito.
Segundo ele, os primeiros bairros a receberem a ação são aqueles com maior incidência de casos, como Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco.
A iniciativa beneficia não apenas Patrocínio, mas também os 24 municípios consorciados à AMVAP Saúde. Esse mapeamento será um instrumento essencial para os agentes de endemias na identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. Em uma fase futura, será feito a pulverização com drones em locais de difícil acesso, reforçando ainda mais a luta contra o mosquito.
O prefeito também abordou o projeto habitacional da cidade, informando que a Prefeitura está em fase de definição da melhor estratégia para construção de mil novas residências.
"Estamos trabalhando para viabilizar esse projeto por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), e ainda analisamos a melhor opção, se serão apartamentos de três quartos ou casas", explicou. Ele garantiu que o projeto sairá do papel ainda este ano e que há negociações para utilizar um terreno da União.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram