Por Gabriela Rabelo e Jânio Luiz | Módulo FM
Postado em: 30/01/2026
O prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, afirmou que irá participar da manifestação marcada para a próxima segunda-feira contra a instalação de novos pedágios na BR-365. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), em entrevista à Módulo FM, onde ele também criticou o modelo de concessão proposto para a rodovia.
Segundo o prefeito, o município vai protocolar uma manifestação formal contrária ao projeto, principalmente pela lógica adotada, que prevê a cobrança de pedágio antes da realização de investimentos estruturais. Ele destacou que já existe autorização do Governo Federal para a duplicação do trecho entre Patrocínio e Patos de Minas, dependendo apenas da liberação de licença ambiental pelo Governo Estadual.
Gustavo Brasileiro afirmou que a prioridade deveria ser a execução de obras como duplicação e implantação de terceiras faixas, antes de qualquer cobrança tarifária. Para ele, não faz sentido instalar pedágios em rodovias que não oferecem estrutura mínima de segurança e capacidade de tráfego.
O prefeito também relembrou que, em reuniões realizadas no ano passado com lideranças regionais, o município já havia se posicionado contra o formato da concessão apresentado pelo Governo de Minas Gerais.
Além do apoio à manifestação, ele informou que o município estuda acionar o Poder Judiciário e outros órgãos para tentar barrar a concessão no modelo atual.
A manifestação contra os pedágios na BR-365 está prevista para segunda-feira (2), a partir das 8h, no trevo da BR-365 com MG-188 (acesso a Coromandel).
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram