.
Postado em: 21/07/2022
No último dia 14 de julho, o Ministério da Cidadania publicou a Instrução Normativa nº 3, onde consta a alteração no calendário no Anexo 1 que prorroga os prazos para a averiguação e revisão dos dados das famílias inscritas no Cadastro Único.
As famílias que estão no processo de Revisão Cadastral, antes teriam até o dia 15 de julho para realizar a atualização dos dados. Agora, a data limite para a alteração é até o dia 14 de outubro. Já as famílias que estão em Averiguação Social ou foram convocadas pelo processo de Focalização do Auxilio Brasil, teriam até o dia 10 de julho para atualizar o cadastro. O novo prazo vai até o dia 12 de outubro.
A Focalização do Auxilio Brasil verifica os dados cadastrais das famílias beneficiárias do programa que devem apresentar renda acima da linha de emancipação (R$ 525,00) e abaixo de meio salário-mínimo (R$ 606,00) por pessoa. O processo permite que o programa possa dar mais atenção e atendimento às famílias com o perfil permitido pela legislação para participarem do programa.
Segundo o Coordenador do CADÚnico de Patrocínio, Rogério Freitas, após esse período, as famílias que não regularizarem seus cadastros terá o bloqueio geral dos benefícios em novembro.
“A família é identificada dentro da averiguação cadastral e revisão com algum benefício, seja o BPC, ou carteira assinada, pensão, ele faz um bloqueio, um cancelamento provisório até a família atualizar o cadastro, foi onde até estamos com o projeto ‘De Olho no CAD’, buscando facilitar a regularização das famílias”, afirmou.
A Revisão Cadastral tem como objetivo garantir a atualização dos dados fornecidos pelas famílias atendidas pelo Cadastro Único, que estão desatualizados. São informações que estão há mais de dois anos sem serem atualizadas.
Em Patrocínio a Secretaria de Desenvolvimento tem realizado eventos nos bairros próprios para fazer essa atualização, o chamado “De olho no CAD”.
“Conclamo a comunidade em geral, os beneficiários do Auxílio Brasil, que hoje fala que está com o seu benefício cancelado, que houve mudança, para procurar ali o setor de cadastramentos, seja na secretaria ou nos CRAS para fazer suas atualizações para poder ter direito aos seus benefícios”, concluiu.
A Averiguação Social é o processo de verificação do material registrado no Cadastro Único, através do cruzamento das informações declaradas pelas famílias com outros registros administrativos federais. A averiguação busca identificar possíveis inconsistências nos dados disponibilizados pelas famílias, inclusive se a renda de cada integrante da casa está correta.
O Cadastro Único é uma base de informações que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Segundo o governo federal, as famílias que podem se inscrever precisam ter:
Para mais informações, é possível acessar o site da Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligar no telefone 121 da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania.
Com informações Agência Brasil 61
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro