 
						
						Exame Nacional oferece oportunidade para jovens e adultos obterem certificação no ensino fundamental e médio
Postado em: 09/05/2024
O prazo para inscrições no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2024 se encerra nesta sexta-feira (10). As provas estão marcadas para o dia 25 de agosto e serão realizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O Encceja tem como objetivo certificar competências do ensino fundamental e médio, proporcionando uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram essas etapas de estudo na idade convencional. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do Sistema Encceja.
Além disso, também termina amanhã o prazo para solicitações de atendimento especializado e para o uso do nome social durante o exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do exame, oferecerá atendimento especializado a participantes com diversas necessidades, como baixa visão, cegueira, surdez, deficiência física, entre outras. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também podem ser contempladas.
Para aqueles que não justificaram a ausência no Encceja 2023 ou tiveram suas justificativas reprovadas, é necessário ressarcir o valor de R$ 40 até o dia 15 de maio para confirmar a inscrição no Encceja 2024.
A realização do exame conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, enquanto a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação.
⌨️ Por André Luiz Costa / Módulo FM | Foto: Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPatrocínio registra saída de 53 famílias do Bolsa Família após melhora de renda
Diocese de Patos de Minas celebra 70 anos com programação especial neste sábado (1º)
INSS já devolveu mais de R$ 2,3 bilhões a aposentados que sofreram descontos indevidos
Quatro atletas são suspensos por um ano após expulsões no Campeonato de Integração Rural
Polícia Civil prende dois responsáveis por plantação de maconha entre Patrocínio e Coromandel