Por Juliano Resende
Postado em: 26/05/2023
Nesta semana, a Polícia Militar deu início oficialmente à Operação "Safra Segura 2023" nos dez municípios que estão realizando essa importante iniciativa. O objetivo da operação é intensificar o policiamento ostensivo em distritos e estradas, prioritariamente no ambiente rural, a fim de garantir a segurança dos produtores durante a colheita da safra.
Sob o comando do tenente Dornelas, responsável pelo setor rural na cidade, as equipes da Polícia Militar estão realizando ações preventivas e repressivas em pontos estratégicos e localidades diversas. Patrulhamentos, blitz, visitas às propriedades e outras atividades relacionadas ao patrulhamento rural comunitário estão sendo desenvolvidas para coibir crimes e proporcionar tranquilidade aos moradores.
Uma novidade importante é a incorporação de novas viaturas à Patrulha Rural de Patrocínio, que foram especialmente destinadas às atividades de patrulhamento e contam com cofre para o transporte de conduzidos. Além disso, os policiais estão equipados com tecnologia avançada, como aeronaves não tripuladas (drones), rádios comunicadores digitais e equipamentos de qualidade, visando oferecer um atendimento cada vez mais eficiente à população.
A Polícia Militar sugere aos fazendeiros que evitem estocar grandes quantidades de café nas fazendas e, em vez disso, optem por trazer o produto para galpões seguros na cidade. Essa medida contribui para reduzir o risco de roubos e prejuízos aos produtores.
Além disso, a população é incentivada a colaborar com a segurança rural. Caso avistem indivíduos em atitude suspeita nas áreas rurais, as pessoas devem entrar em contato com a Polícia Militar pelo número de emergência 190 e fornecer informações e características relevantes. Outra opção é realizar o acionamento por meio do grupo de WhatsApp da Rede de Fazendas Protegidas.
A Operação "Safra Segura 2023" tem caráter preventivo e busca garantir a segurança e tranquilidade dos produtores, trabalhadores e moradores da área rural, que se torna bastante movimentada durante o período da safra. O policiamento preventivo será realizado por meio de diferentes modalidades, como policiamento ostensivo geral, policiamento rodoviário estadual, policiamento de meio ambiente e, principalmente, por meio das patrulhas rurais.
Com essa iniciativa, a Polícia Militar reafirma seu compromisso em proteger a comunidade rural e promover um ambiente seguro para o desenvolvimento agrícola, contribuindo para o fortalecimento da economia local e o bem-estar de todos os envolvidos na produção agrícola.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramBazar Oficina do Bem acontece no Clube das Romãs em Patrocínio
Prefeitura realiza Mutirão de Limpeza no Serra Negra para combate ao Aedes Aegypti
Sub-14 do Catiguá Tênis Clube conquista vaga para a final do estadual
MAIS CARO: ANTT aprova reajuste nas tarifas de pedágio das BR-365 e BR-364
Falta uma semana para o 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro que tem recorde de inscrições