Por Juliano Resende
Postado em: 21/08/2024
Na manhã desta terça-feira (20/08), a Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC/MG) e a Polícia Militar de Meio Ambiente deram início à "Operação Verde Minas", uma ação estratégica de combate a incêndios florestais no município de Patrocínio. A operação, que se concentrou na rodovia MG-230, na saída de Patrocínio para Salitre de Minas, mobilizou equipes da Polícia Ambiental e da Defesa Civil em uma blitz educativa voltada à conscientização sobre a prevenção de queimadas e a preservação do ecossistema.
O principal objetivo da operação é alertar a população, tanto em áreas urbanas quanto rurais, sobre a importância da conservação de reservas ambientais e da vida selvagem. As autoridades destacaram os riscos, danos e prejuízos causados pelos incêndios florestais e queimadas irregulares, enfatizando que provocar incêndios que ameacem o bem-estar alheio e a vida é crime, passível de graves penalidades criminais e administrativas.
Durante a operação, que se estenderá até o final de agosto de 2024, aproximadamente 900 policiais do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM Mamb), além de agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Instituto Estadual de Florestas (IEF), CEDEC e outros órgãos estão envolvidos nas atividades de conscientização e fiscalização em todo o Estado.
Assista ao vídeo em que o Sargento Júlio Alexandre Nunes, da Polícia de Meio Ambiente, destaca o artigo sobre crimes ambientais.
A seguir, confira a entrevista com o Capitão Teles, da Defesa Civil de Minas Gerais, que traz mais detalhes sobre a Operação Verde Minas em Patrocínio.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram