Da redação da Módulo FM com Comunicação PCMG
Postado em: 08/10/2025
A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nesta terça-feira (7) a segunda fase da operação Valete, que tem como um dos principais alvos uma rede de tráfico com ramificações em Patrocínio, Patos de Minas e Uberlândia. A ação contou com apoio da Polícia Militar e resultou no cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão e na prisão de quatro homens, além da apreensão de drogas e dinheiro. Foram 31 mandados cumpridos na cidade de Patos de Minas e dois em Uberlândia e Patrocínio.
Segundo as investigações, o grupo desarticulado na primeira fase da operação — realizada em setembro — tinha fortes ligações com fornecedores de drogas em Patrocínio, considerada pela polícia como ponto estratégico de abastecimento de entorpecentes para o Alto Paranaíba. Na etapa atual, o foco foi sobre os intermediários e distribuidores locais que mantinham o tráfico ativo em diversas cidades da região.
Durante a ofensiva desta terça, foram apreendidos cerca de cinco quilos de drogas, R$ 4.650 em dinheiro e outros materiais relacionados ao comércio ilícito. Quatro homens, com idades entre 28 e 47 anos, foram presos em flagrante por tráfico.
De acordo com o delegado Érico Rodovalho, responsável pela investigação, o trabalho busca atingir todas as camadas da organização criminosa. Ele explicou que o combate ao tráfico precisa ser feito de forma estruturada, neutralizando não apenas os fornecedores, mas também os distribuidores e microtraficantes que mantêm viva a rede criminosa.
O nome “Valete” faz referência à carta do baralho que representa o escudeiro ou braço direito de uma figura de poder — uma alusão ao papel de um dos investigados, apontado como assistente e executor de um traficante de maior escalão residente em Patrocínio.
A operação mobilizou mais de 100 agentes das polícias Civil e Militar, com apoio aéreo e de cães farejadores, reforçando o cerco contra o tráfico de drogas.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPolícia apreende celulares chineses sem nota fiscal na BR-146, em Serra do Salitre
Nota de Falecimento: Carlos Humberto Amaro da Silva, aos 59 anos
Mais de R$ 9 mil e joias são encontrados durante operação em casa no bairro Santa Terezinha
Casa é arrombada e ladrões levam joias, munições e farda da Polícia Penal em Patrocínio