Por Juliano Resende
Postado em: 01/04/2023
O trabalho de obtenção de perfis genéticos do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vai ser ampliado e otimizado por um equipamento capaz de processar 84 amostras de DNA de uma única vez.
A perita criminal Aline Torres de Azevedo Chagas explica que o equipamento AutoLys foi adquirido pela PCMG por meio do projeto Pró Mulher, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “O equipamento realiza de forma automatizada várias etapas do processamento dessas amostras, aumentando a capacidade de análise e obtenção de perfis”, esclarece a perita.
O benefício desse processo é tornar mais robusto o banco de dados da PCMG com potencial incremento da taxa de elucidação de crimes sexuais. Com a eficiência do equipamento, a expectativa é de que sejam processadas três mil amostras de crimes sexuais por ano.
As amostras são coletadas em hospitais credenciados para atender e acolher vítimas de violência sexual. Essa ação em conjunto é fruto da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
A coordenadora do Serviço de Sexologia do Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (IMLAR), médica-legista Elisa da Cunha Teixeira, esclarece que o atendimento é único, emergencial, multidisciplinar e que tem como porta de entrada hospitais credenciados e capacitados para esse tipo de atendimento. “Nesse mesmo acolhimento é realizada a coleta precoce de evidências para subsidiar a investigação criminal”, informa.
Ao todo, são 42 unidades de saúde credenciados para realizar esse atendimento humanizado, cinco deles em Belo Horizonte: Hospital Risoleta Neves, Hospital das Clínicas, Hospital Júlia Kubitschek, Maternidade Odete Valadares e Hospital Odilon Behrens, que realiza 70% dos procedimentos. “É um número que dobrou de 2019 até hoje com o esforço de expansão do protocolo de atendimento para o interior do estado, o que é muito importante, considerando que assim conseguimos encurtar caminhos, minimizar os danos que esse tipo de violência causa, diminuindo o sofrimento da vítima”, finaliza.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramNovo secretário de Obras, Diefferson Pezão prevê entrega de algumas obras até dezembro
Caxambú goleia na final e conquista título da Recopa Rural STR/Sicoob Coopacredi
Patrocínio recebe mais de R$ 2 milhões na primeira parcela de outubro do FPM
Extensionista Wilson Rosa, de Patrocínio, é homenageado com o Troféu Eduardo Frieiro