Por Juliano Resende
Postado em: 30/10/2024
A Polícia Civil finalizou, na última sexta-feira (25/10), uma investigação que revelou um esquema de desvio de aproximadamente R$ 3 milhões de uma empresa de grande porte do setor agropecuário em Patrocínio. Cinco pessoas foram indiciadas, sendo acusadas de crimes de furto, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O caso teve início após denúncias dos próprios sócios da empresa, que identificaram transferências suspeitas para contas pessoais de um dos investigados. Durante a apuração, a PC descobriu uma estrutura criminosa voltada ao desvio de recursos por meio de subfaturamento na venda de café, uso de cheques de maneira ilícita e operação de uma empresa de fachada.
Os investigadores constataram que os cheques, inicialmente destinados à empresa lesada, eram desviados para contas pessoais. Em seguida, o grupo formalizou uma empresa de fachada, que passava a receber valores em nome próprio, justificados como comissões de corretagem e retiradas em espécie. Esse método, segundo a polícia, dificultava o rastreamento dos valores desviados e era essencial para a continuidade do esquema.
A divisão de papéis entre os indiciados, conforme determinado pela Lei de Organização Criminosa, possibilitou o indiciamento do grupo também por lavagem de dinheiro, uma vez que os recursos eram manipulados para dar aparência de licitude.
Até o momento, a PCMG conseguiu recuperar cerca de R$ 1,4 milhão em ativos financeiros, que devem ser utilizados para ressarcir a empresa lesada. O inquérito agora segue para o Ministério Público, que avaliará o prosseguimento judicial do caso, podendo os indiciados responderem criminalmente pelo desfalque milionário.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramHomem pede água em hotel e leva celular da recepcionista em Patrocínio
Carro da Prefeitura de Patrocínio se envolve em acidente grave na BR-497 com cinco vítimas
Polícia Militar prende homem com drogas e arma semelhante a fuzil no bairro Santo Antônio
Jovem de 25 anos é encontrado morto em represa na comunidade de Lagamar dos Coqueiros, em Coromandel
Prefeitura de Patrocínio alerta para golpe envolvendo falsas mensagens sobre cancelamento da CNH