Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Cruzeiro é apresentado à imprensa

Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Cruzeiro é apresentado à imprensa

Projeto visa normatizar juridicamente, definir os padrões de ocupação e permissões de atividades ao longo da Serra do Cruzeiro

Texto:

Postado em: 12/11/2021

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (11) um café da manhã para apresentar a empresa de consultoria que estará à frente da elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Cruzeiro. O evento foi realizado no escritório Reinaldo Machado Advocacia, responsável pelo projeto executivo do plano.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a APA da Serra do Cruzeiro possui área total de 356,54,29 hectares, ricamente composta de uma biodiversidade que inclui matas, montanhas, rios, córregos, nascentes e reservas minerais, além de oferecer um excelente potencial turístico para a região.

O advogado Reinaldo Machado, coordenador da equipe contratada, falou sobre a influência positiva da área em Patrocínio, seu valor ambiental para o clima e a vegetação de cerrado e ainda do potencial de uso turístico da região.

“É um projeto complexo, muito grande e visa transformar aquele espaço que hoje é uma área verde ali está previsto no nosso Plano Diretor do município, mas que ainda não tem Plano de Manejo definido. Então nossa equipe do escritório, a gente enquanto consultores fomos contratados justamente para elaborar tudo que for preciso, o diagnóstico para entender a realidade ambiental daquele espaço ali, fazer o zoneamento, ou seja, colocar cada coisa cada atividade cada uso ali no seu devido lugar”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que os objetivos do plano de manejo são normatizar juridicamente, definir os padrões de ocupação e permissões de atividades ao longo da área da Serra do Cruzeiro. Os benefícios, segundo ele, são para perenes e fundamentais para o zelo responsável do macrobioma daquela região.

O projeto segue em fase bastante adiantada e o cronograma prevê a realização de duas oficinas participativas e uma audiência pública ainda no primeiro semestre de 2022. A realização da primeira oficina participativa está aberta à comunidade e será realizada no dia 4 de dezembro de 2021, das 9h às 12h, no Auditório I da Unicerp. Após as duas oficinas participativas, será realizada a audiência pública e, posteriormente, a entrega do projeto finalizado ao Executivo Municipal.

A Área de Proteção Ambiental Serra do Cruzeiro continuará sendo integrativa e gratuita, estando de braços abertos para receber os visitantes para bons momentos de descontração, atividades ao ar livre e turismo, sempre de maneira sustentável e cuidadosa com o meio ambiente e a beleza do cerrado mineiro.

 

Stéfany Christina/Janio Luiz – Módulo FM com informações Soul Ideias & Comunicação

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram