Por Juliano Resende
Postado em: 29/11/2022
Por detrás dos cadeados e grades da Penitenciária de Patrocínio acontece o plantio de verduras e hortaliças para serem doadas a instituições assistenciais do município. Do plantio até a colheita o cuidado é realizado por internos. Eles têm direito de remir sua pena através do trabalho, sendo que a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido do tempo total da condenação.
Nesta semana as doações de verduras e hortaliças foram realizadas para quatro instituições: Hospital do Câncer, Creche Irmã Maximiliana, Centro Educacional Santo Antônio e Acolhimento Referenciado à Criança e Adolescente (Arca).
As verduras e legumes fresquinhos são cultivados por detentos de todo o Estado e chegam semanalmente à mesa de quem mais precisa. Desde o início deste ano, já foram doados 98.937 kg de hortaliças por 49 unidades prisionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).
Várias outras ações são desenvolvidas na unidade prisional visando a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade.
O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, explica que esse resultado é fruto do trabalho de uma Polícia Penal que está cada vez mais próxima da sociedade, com ações de compromisso social, sustentabilidade e participação comunitária. “Os presos recebem qualificação profissional para o trabalho na agricultura, os terrenos cultiváveis nas áreas das unidades prisionais tornam-se produtivos, sem custos para o Estado, e as comunidades necessitadas são beneficiadas. Estamos trabalhando para ir além dos muros e fortalecer a instituição”, ressalta o diretor-geral.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMPMG realiza operação para investigar ocultação de patrimônio de ex-prefeito de Perdizes
Residência é alvo de arrombamento e furto em plena luz do dia em Patrocínio
PM prende homem apontado como líder do tráfico de drogas em Guimarânia
Bandidos voltam a furtar módulo de caminhão em Patrocínio; prejuízo R$ 12 mil