Da redação da Módulo FM
Postado em: 23/09/2025
Moradores de Patrocínio devem se preparar para dias de grande contraste climático nesta semana. Após enfrentar calor pré-frontal de até 38°C, a cidade pode registrar mínimas entre 10°C e 14°C já a partir de quinta-feira (25), segundo o geógrafo William Borges, em entrevista ao G1. A mudança de temperatura marca os primeiros dias da primavera, iniciada nesta segunda-feira (22), e deve trazer frio atípico até o próximo sábado (27).
De acordo com o boletim meteorológico, o calor intenso deve dar trégua, com aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante as tardes, típicas da estação. A variação brusca, chamada de amplitude térmica, pode chegar a quase 28°C entre a máxima e a mínima do mesmo dia, causando desconforto para a população.
Além de Patrocínio, outras cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, como Patos de Minas, Araxá e Uberlândia, também terão temperaturas abaixo da média histórica neste período. As tardes, no entanto, devem registrar máximas entre 24°C e 28°C, ligeiramente abaixo do esperado para esta época do ano.
Segundo Borges, o fenômeno é explicado pelo chamado efeito pré-frontal. “Antes da chegada de uma massa de ar frio, há uma pressão que intensifica o calor já presente na região. Esse ar quente se concentra e eleva as temperaturas, até que o ar frio entra e provoca a queda brusca”, explicou.
A previsão é de que o frio atípico prevaleça até sábado, mas não representa ainda o início do período chuvoso regular, que deve se consolidar apenas no fim do ano.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPatrocínio terá queda brusca de temperatura após calor extremo neste início de primavera
Prêmio Região do Cerrado Mineiro bate 714 inscrições e reforça protagonismo da cafeicultura
PRF apreende 25 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-365
Polícia Militar prende quatro homens e apreende grande quantidade de drogas em Guimarânia