Patrocínio dispõe atendimento prioritário aos portadores de doenças raras

Patrocínio dispõe atendimento prioritário aos portadores de doenças raras

.

Texto:

Postado em: 18/02/2022

Fevereiro é o mês das cores roxo e laranja utilizadas nas campanhas de conscientização de algumas doenças raras. Segundo o Ministério da Saúde, a cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

Em Patrocínio, no dia 10 de dezembro de 2021 foi sancionada a Lei nº 5.362/2021 de autoria do Vereador Leandro Caixeta (DEM) que dispõe sobre o atendimento prioritário aos portadores de neoplasia maligna e aos portadores de fibromialgia. O projeto de lei havia sido aprovado na 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio no fim de 2021.

 

Veja também

• Santa Casa recebe habilitação como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia

• Primeira marca de autoteste no Brasil é aprovada pela Anvisa

 

Segundo o Vereador Leandro, através da lei, portadores de doenças raras deverão ter um atendimento qualificado e de prioridade, tanto em instituições financeiras, bem como órgãos públicos na cidade.

“Tem bastante pessoa dentro do nosso município que sofre com a doença da fibromialgia sim, e o mês de fevereiro é o mês de conscientização e atrela muito bem a gente firmar essa lei dentro do município”, informou.

O parlamentar ainda acrescentou que os portadores das doenças devem exigir que a lei seja cumprida dentro do município.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram