.
Postado em: 18/02/2022
Fevereiro é o mês das cores roxo e laranja utilizadas nas campanhas de conscientização de algumas doenças raras. Segundo o Ministério da Saúde, a cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
Em Patrocínio, no dia 10 de dezembro de 2021 foi sancionada a Lei nº 5.362/2021 de autoria do Vereador Leandro Caixeta (DEM) que dispõe sobre o atendimento prioritário aos portadores de neoplasia maligna e aos portadores de fibromialgia. O projeto de lei havia sido aprovado na 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio no fim de 2021.
• Santa Casa recebe habilitação como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia
• Primeira marca de autoteste no Brasil é aprovada pela Anvisa
Segundo o Vereador Leandro, através da lei, portadores de doenças raras deverão ter um atendimento qualificado e de prioridade, tanto em instituições financeiras, bem como órgãos públicos na cidade.
“Tem bastante pessoa dentro do nosso município que sofre com a doença da fibromialgia sim, e o mês de fevereiro é o mês de conscientização e atrela muito bem a gente firmar essa lei dentro do município”, informou.
O parlamentar ainda acrescentou que os portadores das doenças devem exigir que a lei seja cumprida dentro do município.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro