Outono inicia com redução de temperatura na região

Outono inicia com redução de temperatura na região

.

Texto:

Postado em: 24/03/2022

Recentemente a população de Patrocínio estranhou a mudança repentina de temperatura, pontuando até possibilidade de ser uma frente fria na região, visto as geadas ocorridas no ano passado, muitos produtores ficaram preocupados. Por isso, para esclarecer à população o que vem ocorrendo na região, a reportagem da Módulo FM entrou em contato com a Prof.ª Marisa Diniz Gonçalves, mestre em Geografia e especialista em geoprocessamento do UNICERP, que explicou o motivo da redução da temperatura.

Conforme informações da professora, mapas e imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não há, no momento, nenhuma indicação de deslocamento do massa de ar frio para a nossa região.

“Já passou uma massa de ar frio e agora ela está no oceano, na altura do estado do Espírito Santo, portanto, ela não nos influenciará mais. Há no Uruguai uma pequena massa de ar frio, mas ela é pequena e provavelmente não chega. Ela está sobre o oceano e para chegar até Minas tem que entrar pelo Rio Grande do Sul e não há indicação nenhuma disso”, afirmou.

A Prof.ª Mestre Marisa Diniz Gonçalves pontuou que o que pode ser observado é o início do Outono, neste último domingo (20), onde as temperaturas tendem a baixar, tanto na máxima quanto na mínima.

“Mas não é um processo rápido, é de uma forma mais lenta. Agora sempre pode acontecer algumas situações extremas, mas, no momento, não há indicação nenhuma para uma a queda brusca de temperatura não. O tempo está bem estável”, concluiu.

O outono iniciou neste domingo (20) às 12h33, no horário de Brasília. Este horário específico é o momento em que o sol ilumina a superfície do planeta de forma igual no hemisfério Sul e Norte, por isso o nome de Equinócio - do Latim, noites iguais. A partir deste momento, os dias começam a ficar cada vez menores ao passo que vamos caminhando para o inverno.

Segundo dados do Agrotempo, nas projeções mais recentes, as condições seguem fortes para La Niña durante todo o outono, 64% de chances de permanência, migrando de forma muito gradual e lenta para a Neutralidade climática entre Julho e Junho já na entrada do inverno.

 

Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações Agrotempo

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram