Os 50 anos da APAE Patrocínio e o orgulho da família “Apaeana”

Os 50 anos da APAE Patrocínio e o orgulho da família “Apaeana”

.

Texto:

Postado em: 20/05/2022

Foi divulgado nesta sexta-feira (20) pelo atual Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Patrocínio, Fernando Bernardes, uma nota de agradecimento e celebração aos 50 anos da instituição. Confira na íntegra o texto:

 

No dia 21 de maio de 2022 a APAE de Patrocínio comemora seu “Jubileu de Ouro”, vez que comemora 50 anos de franca atividade.

Como se sabe, a APAE de Patrocínio nasce de uma história de amor. Um amor imenso da família da Sra. Aparecida e do Dr. Walter pelo pequeno filho Walter Guilherme. Walter Guilherme nasceu com deficiências múltiplas, em uma época em que a palavra “inclusão” sequer fazia parte do vocabulário.

A busca incansável do casal no auxílio ao seu filho, criou neles um ideal de amparo às demais famílias, essencialmente as carentes, que não tinham quaisquer condições de buscar um tratamento minimamente digno aos excepcionais.

Contudo, qualquer busca de tal natureza é infrutífera sem a ajuda da sociedade civil organizada. Assim, desde o início da APAE, o apoio da sociedade civil, capitaneada na pessoa do Sr. Constantino de Olivera (Nenê) e sua esposa D. Áurea foram essenciais. O jeito astuto e empreendedor do Sr. Nenê, somado à vontade e amor do Dr. Walter e D. Aparecida fizeram o sonho se tornar realidade.

Hoje a APAE de Patrocínio atende mais de 550 usuários e faz mais de 1100 atendimentos por semana. São 03 unidades, sendo duas destinadas apenas aos atendimentos aos usuários: a sede urbana e a chácara Morada do Sol.

A entidade atua em três ramos, em parcerias com o poder público. É instituição de saúde, educação e assistência social. Trata do recém-nascido ao idoso que tenha algum tipo de necessidade especial.

Para o desenvolvimento regular de suas atividades, conta não só com o poder público, mas com o apoio de várias empresas e pessoas físicas, boa parte delas prestando uma ajuda anônima, mas de suma importância. E ainda, usufruindo do talento de nossa região, produzi café de qualidade, cujo resultado é 100% empregado em suas atividades.

Conta com uma diretoria dinâmica e participativa, diretoria esta totalmente voluntária e totalmente focada no desenvolvimento cada vez maior da entidade.

Enfim, em 50 anos, muito tem de se comemorar, mas imprescindível agradecer.

Agradecer o apoio de toda a comunidade, inclusive do poder público em suas três esferas governamentais.

Agradecer aos usuários e seus familiares, pessoas que são a razão de ser da instituição e que tanto estimulam a instituição a crescer cada vez mais.

Agradecer à equipe de colaboradores da APAE, inclusive todos aqueles que passaram por todos esses anos. Nossa mais tenra gratidão!

Agradecer a todos aqueles voluntários que, indistintamente e dentro de sua possibilidade, nos ajudaram todos estes anos.

Agradecer por fim, e de maneira bem especial, a cada um daqueles, vivos ou falecidos, que fundaram a APAE em 21 de maio de 1972. Me permitam citar textualmente cada um deles: Constantino de Oliveira; Candida Gonçalves Aguiar; Honorico Nunes; Walter Pereira Nunes;

José Afonso Amorim; Laurindo Gonçalves; Célia Lara de Aquino Nunes; Aurea Aquino Figueiredo; David Araújo; Irmã Guiomar; Pedro Alves do Nascimento; Sebastião Eloy dos Santos; Vicente de Paula Arantes; Romeu de Castro Alves; José Alves Ribeiro; João Ferreira da Silva; José Novais; Geraldo Augusto Mendes; Adélio Nunes Caixeta; Joaquim de Assis Filho; Marino Batista de Moura; Irmã Maria Maximiliana; Olavo Arantes Matos; Luiz Gonzaga Nunes; José Eduardo Lara de Aquino; Hélio Furtado de Oliveira; Abdias Alves Nunes; João Machado da Silva; Lucio Silva; Reverendo Donaldo Kaller; Jorge Elias Abraão; Sargento Leonardo Zavaresé; Lourdes Rabelina; Marieta Teixeira; e Olimpio Garcia Brandão.

A lista de fundadores é por deveras importante. Veja que são pessoas de vários credos religiosos e ideologias políticas. Pessoas despidas de vaidade, mas de inegável vontade de fazer nascer um mundo melhor.

A todos que de alguma forma, direta ou indiretamente, ajudaram a APAE, deixo meu mais sincero abraço APAEANO.

 

Fraternalmente

Fernando Bernardes – Presidente APAE – Patrocínio – 20 de maio de 2022.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram