Operação desmantela organização criminosa envolvida com “Tribunal do Crime” em Lagoa Formosa

Operação desmantela organização criminosa envolvida com “Tribunal do Crime” em Lagoa Formosa

Por Juliano Resende

Texto:

Postado em: 11/07/2023

A Polícia Civil realizou a Operação Choque de Ordem na manhã desta terça-feira (11/07), na cidade de Lagoa Formosa, com o objetivo de desarticular uma perigosa organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação resultou no cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos recrutaram diversos cúmplices para auxiliá-los na comercialização e distribuição de entorpecentes, bem como na prática de outros delitos, incluindo furtos. Os objetos roubados eram trocados por drogas, enquanto a organização também se envolvia em extorsões e sequestros de usuários de drogas endividados com os traficantes.

WhatsApp Image 2023-07-11 at 08-52-05 (1)

As investigações revelaram que os familiares dos usuários de drogas também se tornaram alvos de extorsões, visando ao pagamento das dívidas. Para demonstrar sua disposição em cumprir as ameaças, a organização criminosa chegou a incendiar veículos pertencentes às vítimas.

Além disso, o grupo planejou e executou homicídios de membros de facções rivais, sendo um exemplo notório o assassinato de Gustavo Luiz Brito da Costa, de 25 anos, em 8 de junho de 2023, supostamente vítima do chamado "Tribunal do Crime".

"Com o desmantelamento dessa organização criminosa, a PCMG espera restabelecer a paz e a ordem pública em Lagoa Formosa, permitindo que a população honesta, que vive em pânico e amedrontada, recupere sua tranquilidade", afirmou a Polícia Civil.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Formosa, com o apoio de policiais civis lotados no 10º Departamento, originários das cidades de Patos de Minas, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo e Patrocínio.

WhatsApp Image 2023-07-11 at 08-52-06 (1)

Além disso, contou com a participação de policiais civis do 5º Departamento de Uberaba, agentes do Core, da aeronave Carcará e do Canil, que colaboraram para o sucesso da ação policial.

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram