Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 04/01/2025
Com o período chuvoso e o aumento das temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, liderada pela secretária Luciana Rocha, recém-empossada, adotará medidas de prevenção à dengue ainda em janeiro. A doença é mais comum entre outubro e maio, período em que há maior risco de epidemias e aumento de casos. Isso ocorre devido à maior incidência do mosquito Aedes aegypti.
Em entrevista ao repórter Jânio Luiz, da Módulo FM, ela disse que o objetivo é evitar o crescimento dos casos. A pasta deverá realizar um mutirão de limpeza, com ações para remover entulhos e focos do mosquito transmissor.
"Já começaram os casos de dengue, então a gente tem que iniciar essas ações preventivas agora, antes de virar aquele 'boom' de dengue. A capacitação preventiva funciona mais, então nós vamos fazer limpeza, tirar todos os entulhos, orientar a população e criar a campanha 'Você é responsável por 2', para que as pessoas olhem sua casa e a casa do seu vizinho", comentou Luciana.
Em Minas Gerais, a dengue matou uma pessoa a cada sete horas em 2024 e o número de casos cresceu 4 vezes no ano frente a 2023. Foi a maior epidemia de dengue da história do estado. Entre janeiro e dezembro, Minas acumulou mais de 1,3 milhão de diagnósticos e registrou 1.124 mortes pela doença.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCarreta com peça gigante provoca interdições na BR-365 entre Patos e Uberlândia nesta quarta-feira
Árvore cai durante forte chuva e atinge residência no Bairro São Francisco, em Patrocínio
Adolescente de 12 anos é agredida pelo padrasto na área rural de Patos de Minas; homem fugiu
Nota de Falecimento: Geovana Lara de Oliveira Santos, aos 23 anos
Falta de energia afeta captação e pode reduzir abastecimento de água em Patrocínio