.
Postado em: 10/03/2022
O Governo Federal lançou em fevereiro o novo documento de identidade que será utilizado em todo território nacional. O modelo conta com diversos sistemas de segurança e utilizará o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificação única. O novo RG já está valendo e sendo disponibilizado em alguns lugares do país, no entanto, em Patrocínio e região o processo ainda está sendo implantado.
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), considerando a complexidade de implantação do projeto, a previsão de início da expedição do novo documento é nesse primeiro semestre. “Tão logo o projeto seja concluído e em condições de execução, a Polícia Civil divulgará amplamente todas as orientações à população”, esclareceram através de nota à reportagem da Módulo FM.
A PCMG ainda esclareceu que o novo modelo terá a foto impressa diretamente na cédula, que não poderá ser plastificada, e terá prazo de validade, conforme critérios estipulados no Decreto nº 10.977/22. A Instituição reforçou que divulgará amplamente as devidas orientações à população mineira.
Os órgãos de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem.
Número Único
A principal mudança é que o número passa a ser único e vinculado ao Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) do cidadão. Antes, em caso de perda ou emissão em outro estado, o novo documento vinha com uma numeração nova. Isso, na prática, significava que uma pessoa poderia ter 27 identidades com numerações diferentes.
Emissão
A emissão do novo RG será gratuita e continuará sendo feita pelas secretarias estaduais de segurança pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. As pastas, ao receberem o pedido do cidadão, validarão a identificação pela plataforma do Governo Federal, o Gov.br. No momento em que receberem o documento em papel ou policarbonato (plástico), as pessoas poderão acessar a nova identidade no formato digital.
Padrão Internacional
Outra novidade é que a documentação nova poderá ser utilizada em viagens internacionais e nacionais, já passa a contar com o código Machine Readable Zone (MRZ), mesma tecnologia presente no passaporte.
Segurança
O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline.
Com a mudança, caso um cidadão emita nova carteira nacional de identidade em uma unidade da federação diferente, o documento já vai contar como segunda via, uma vez que estará vinculado ao número do CPF. Caso a pessoa que solicita a identidade não tenha ainda o CPF, o órgão de identificação local faz de imediato a inscrição dela, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.
Validade
Quando estiver disponível, o novo RG, terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Stéfany Dias/Juliano Rezende – Módulo FM com informações e textos Brasil 61 e Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro