Duas mortes de pacientes estão sendo investigadas com suspeitas de coronavírus em Patrocínio

Duas mortes de pacientes estão sendo investigadas com suspeitas de coronavírus em Patrocínio

Texto:

Postado em: 31/03/2020

Segundo a coordenadora a atenção à Saúde de Patrocínio, Noilma Passos já tem dois casos de mortes suspeitas de coronavírus em Patrocínio.

Um idoso, de 87 anos morreu neste domingo (29/03), no Pronto Socorro com suspeita de coronavírus. O idoso tinha problemas respiratórios provocados por enfisema pulmonar e teve seu caixão lacrado por conta da eventual suspeita.

O segundo caso trata-se de um homem, de 63 anos, que estava na UTI e veio a óbito nesta segunda-feira (30/03), em Patrocínio.

Noilma informou que houve a coleta de material dos pacientes para investigação e por isso passa a configurar como morte provocada por suspeita de COVID-19, onde devera emitir um boletim nesta terça-feira (31/03).

Devido ao período de pandemia, o ministério da saúde e o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Minas Gerais, fizeram recomendações importantes em relação a velórios e demais ações com falecidos que tenha apresentado algum sintoma de coronavírus.

De acordo com o protocolo, os falecidos devido à COVID-19 podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.

O protocolo recomenda ainda que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos. Não são recomendadas autópsias.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta segunda-feira (30/3) que em Patrocínio tem apenas um caso confirmado; sendo que a paciente já recebeu alta.  Ainda segundo o boletim o município conta com, 23 casos suspeitos, sendo monitorados, com 08 em internação hospitalar e 15 em isolamento domiciliar.

Além disso, conforme o novo protocolo do Ministério da Saúde, estão sendo monitorados, 213 pessoas com sintomas gripais leves que estão sendo atendidas na rede de saúde do município.

 

 


Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG

Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram