Diagnosticado com rim policístico, o cantor chegou a se preparar para um transplante
Postado em: 20/06/2024
O cantor Chrystian, que fez parte da dupla Chrystian e Ralf, faleceu em São Paulo na noite desta quarta-feira (19/06). Chrystian tinha 67 anos e foi internado em um hospital de São Paulo após passar mal na tarde do mesmo dia. A morte foi confirmada pela família por meio de uma nota. O velório será a partir das 11 horas da manhã desta quinta-feira (20/06), em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
A assessoria do cantor informou que ele precisou ser hospitalizado após ser diagnosticado "com uma condição médica que exigia repouso imediato e tratamento especializado". A causa da morte não foi divulgada.
Em fevereiro deste ano, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, em São Paulo, após ser diagnosticado com rim policístico. O cantor chegou a se preparar para um transplante de rim; a doação seria feita pela esposa, Key Vieira, mas a cirurgia foi adiada para o final de 2024. Durante os exames pré-operatórios, o cantor precisou passar por um cateterismo.
"Esse procedimento exige o uso de uma medicação para afinar o sangue por seis meses, e durante este tratamento não é permitido realizar cirurgias", afirmou a equipe do artista à época.
Após ser hospitalizado nesta quarta-feira, a assessoria do cantor afirmou que ele estava seguindo todas as recomendações médicas. Além disso, um show marcado para sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foi cancelado.
Carreira:
Chrystian iniciou sua carreira ainda na infância. Nascido José Pereira da Silva Neto, o artista começou a se apresentar em um clube de Goiânia aos 6 anos, quando ainda era chamado de Zezinho. O sucesso na cidade foi tão grande que Chrystian ganhou um programa na televisão, chamado "Pinguinho de Gente". Nos anos seguintes, ele e o irmão mais novo começaram a sonhar em se tornar uma dupla sertaneja. Diante das oportunidades, a família decidiu levar os garotos para São Paulo. Segundo a biografia do artista, a mudança foi complicada e os meninos passaram por dificuldades.
Chrystian e Ralf cantavam desde a infância, mas o primeiro disco oficial veio em 1983. Premiados, reconhecidos nacional e internacionalmente, e com trilhas em novelas como Cavalo de Aço e O Rei do Gado, eles ficaram juntos até 2000, quando aconteceu a primeira separação para que se dedicassem às suas respectivas carreiras solo. Em 2001, retornaram com um novo álbum, cujo título era "De Volta", até que, em 2021, a dupla anunciou a separação definitiva.
Por meio de seu Instagram, Ralf lamentou a morte do irmão e disse que não teve tempo de se despedir:
"Meu irmão querido… Fizemos sempre o nosso melhor. Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir, mas tenho certeza que nosso 'Pai' te encaminhará na luz junto ao Senhor Jesus! Descanse em paz, meu irmão Chrystian", escreveu Ralf.
Nota da família:
"Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo.
Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos.
Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores.
Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou.
Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão.
Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos.
Com amor e saudades,
Esposa e Filhos."
Foto: Instagram Chrystian
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramGrave acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR-365 em Patrocínio
Atleta de Patrocínio pode fazer história na Liga Nacional de Futsal neste domingo
Ex-companheiro ataca mulher com pedras e agressões físicas após não aceitar o fim do relacionamento
Nota de falecimento: Cézar Pereira de Souza (DJ Pinta), aos 52 anos