Paolinelli transformou Cerrado em um dos principais polos produtores de alimentos
Postado em: 29/06/2023
O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli faleceu nesta quinta-feira (29), aos 86 anos. Ele era conhecido como o 'pai da agricultura' no Brasil e ocupou o cargo de ministro da área de 1974 a 1979.
Paolinelli é reconhecido por ter impulsionado a modernização da agricultura em Minas Gerais. Durante sua primeira gestão como secretário de Agricultura, ele idealizou e coordenou a implementação de uma nova matriz produtiva baseada em um modelo sustentável. Esse trabalho transformou o estado no maior produtor de café do país.
Como ministro, ele liderou a chamada Revolução Verde no Brasil, levando a experiência de Minas para outras regiões. Isso transformou a até então improdutiva área do bioma do Cerrado brasileiro em um dos principais polos de produção de alimentos do país. Por sua contribuição, Paolinelli recebeu o World Food Prize (Prêmio Mundial da Alimentação) em 2006, a mais alta honraria da agricultura no mundo.
Alysson Paolinelli também ficou conhecido por defender a prática da plantação intercalada, alternando entre culturas de plantio e pastagens, o que fortalece a manutenção nutritiva dos solos a longo prazo.
Além disso, o ex-ministro exerceu um papel importante na esfera legislativa, sendo eleito deputado federal constituinte em Brasília, de 1987 a 1991. Ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022, em reconhecimento à sua carreira voltada para produções sustentáveis e modernas.
Após ser informado sobre o falecimento do ex-ministro, o governador Romeu Zema assinou um decreto de Luto Oficial por três dias.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram