Moradores de Patrocínio reclamam de água suja e com mau cheiro fornecida pelo DAEPA

Moradores de Patrocínio reclamam de água suja e com mau cheiro fornecida pelo DAEPA

Fotos enviadas por ouvintes da Módulo FM; problemas em redes de energia e caixas de abastecimento antigas são apontados como causadores do problema por diretor da autarquia

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Postado em: 03/07/2024

Desde a tarde desta terça-feira (2), moradores de diversos bairros de Patrocínio vêm utilizando as redes sociais para expressar insatisfação com a qualidade da água fornecida pelo Departamento de Água e Esgotos de Patrocínio (DAEPA). Os relatos indicam que a água estava chegando às torneiras suja, barrenta, com mau cheiro e textura grudenta.

Entre os depoimentos estão:

"A água além de muito suja, estava com cheiro de esgoto"; "Parece que jogaram produto químico na água, não dá para lavar nem as mãos, está grudando e com mau cheiro"; "Vamos jogar a água fora, enfim, temos que lavar a caixa e pagar pelo barro, que absurdo, tem um mês que lavei minha caixa"; "A água ainda está suja, com mau cheiro e grudenta" (relato de hoje, às 11h20); "Na minha casa clareou, mas está embaçada ainda e com muito mau cheiro"; "Água suja da torneira no Jardim Europa, Nações"; "Até qdo vamos continuar a pagar o barro que estamos recebendo.....impossível e imprópria pra uso!"

Ronaldo Correia de Lima, diretor do DAEPA, explicou à Módulo FM que uma série de incidentes afetou a qualidade da água. Segundo Ronaldo, a situação foi desencadeada por problemas no Córrego Feio (queda de energia) e nos bairros Nações e Jardim Ipiranga (acidente com poste, prejudicando as redes de água e esgoto). "Tivemos três acidentes e, infelizmente, tivemos que utilizar água dos fundos de caixas de abastecimento antigas, que acumulam sujeira ao longo do tempo", explicou Ronaldo.

OUÇA O ÁUDIO DO DIRETOR DO DAEPA

O diretor destacou que as novas caixas construídas pelo DAEPA possuem registros de descarte, o que evita a captação de sujeira, mas que as antigas, responsáveis por grande parte do abastecimento, acabam acumulando sedimentos no fundo. "Infelizmente, tivemos que recorrer a essas caixas, o que resultou na água suja que chegou às torneiras dos moradores. Não gostaríamos que isso tivesse ocorrido, mas foi uma necessidade devido à falta de energia", afirmou Ronaldo.

O Daepa orienta os consumidores a esgotarem suas caixas d'água para que a água limpa não se misture com a suja que já estava nas caixas das residências. Ronaldo ainda garantiu que, para aqueles que forem afetados, o DAEPA não cobrará a mais pela água inutilizável. "Podem descartar essa água e mandar a última conta, vamos cobrar igual à última, não queremos lesar ninguém", disse o diretor.

Ele ressaltou que situações similares também ocorrem em outras cidades que não têm acesso a poços artesianos para o abastecimento de água. "Aqui na nossa região, não temos água para poço artesiano para abastecer uma cidade inteira, então estamos sujeitos a esses problemas", concluiu.

ENTREVISTA

Nesta quarta, no período da tarde, o DAEPA convocou a imprensa e o diretor Ronaldo Correia falou mais sobre o assunto. Assista à entrevista concedida ao repórter Jânio Luiz:

Uma nota também foi publicada pela autarquia:

Nota de Esclarecimento - DAEPA

O Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA) vem, por meio desta nota, informar à população sobre os incidentes que ocorreram no dia 02 deste mês, impactando o abastecimento de água em nosso município.

No referido dia, ocorreram rompimentos de adutoras no perímetro urbano e uma queda de energia no Córrego Feio, o que resultou na redução dos níveis dos reservatórios de água. Quando o abastecimento foi restabelecido, a movimentação de água causou agitação nos reservatórios, afetando o fornecimento de água na maior parte da cidade, exceto nos bairros que possuem reservatórios próprios.

Lamentamos profundamente o transtorno causado aos moradores afetados por esta situação. Aqueles que ainda estão enfrentando problemas como água turva, solicitamos que entrem em contato imediatamente com o DAEPA pelo telefone (34) 3515-2600. Nossa equipe técnica está pronta para se deslocar até o local afetado, avaliar a situação e, se necessário, providenciar o esvaziamento da caixa d'água. É importante ressaltar que essa medida, se adotada, não implicará em qualquer ônus no valor da conta de água para o consumidor.

Além disso, alertamos a população sobre a necessidade do consumo racional de água, especialmente neste período de seca. A Autarquia já iniciou diálogos com os produtores rurais que se abastecem do Córrego Feio para irrigação, solicitando que reduzam o consumo nesse sentido.

Agradecemos imensamente a compreensão e colaboração de todos os munícipes enquanto trabalhamos incansavelmente para restabelecer a normalidade o mais breve possível. Continuaremos monitorando a situação de perto e adotando todas as medidas necessárias.

⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM | Reportagem atualizada em 04-07-2024 às 11h47

 

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