Por Juliano Resende
Postado em: 28/09/2022
Em Patrocínio, a Polícia Militar de Meio Ambiente desmantelou, nesta segunda-feira (26/09), um cativeiro ilegal de aves silvestres. No local, foi encontrado 37 pássaros silvestres criados de forma ilegal. Foi confeccionado em desfavor do autor um auto de infração com multa de 450 UFEMG por ato mais 90 UFEMG por espécime. O valor atual de 1 UFEMG é de R$ 4,7703.
De acordo com a PM, através de uma operação de fiscalização em casas de pesca no município, com o objetivo de verificar a regularidade ambiental dos estabelecimentos, bem como verificar a existência e regularidade da comercialização de Minhocuçu, sendo que em uma casa vizinha a um dos estabelecimentos fiscalizados, os militares visualizaram diversas gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre nativa.
Como o morador, de 68 anos, não possuía autorização do órgão ambiental competente para criar as aves em cativeiro, foram tomadas as providências criminais, bem como confeccionados autos de infração.
Crime ambiental
É importante esclarecer que a criação de aves silvestres sem a devida licença ou em desconformidade com a mesma configura crime ambiental previsto no Art 29 da lei nº 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais.
Denuncie
Quem tiver informação de crime ambiental na região, pode denunciar pelo 181 (ligação gratuita e anônima) ou pelo 190.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram