Por André Luiz Costa | Módulo FM - Fotos: Acervo Rede Hoje
Postado em: 23/11/2024
O Clube Atlético Patrocinense nasceu oficialmente em 1954, chegando em 2024 a 70 anos com uma rica história, cheia de glórias, desafios e uma multidão de torcedores apaixonados. Segundo o livro “CAP: A história de uma paixão grená”, do jornalista e historiador Luiz Antônio Costa, o CAP surgiu da fusão de times locais como Dom Lustosa e Ipiranga E.C., e inicialmente vestia camisas alvinegras, inspirado em grandes clubes brasileiros como Atlético Mineiro e Botafogo.
Ata de fundação em 19 de março de 1954
Nos anos 60, sob o comando de Nazir Félix, o clube experimentou um crescimento significativo, com jogadores de destaque do Alto Paranaíba encantando nos gramados do Estádio Júlio Aguiar.
Nazir Félix, João Gualberto, Manzurim e Quim Quim Arantes
O Atlético Patrocinense em 1962. Em pé: Tam (técnico), Nazir Felix (presidente), Macalé, Jovelino, Dedão, Paturé, Barofo, Gato e massagista Tião do Dêgo; agachados: Peroba, Fausto, Edvar, Gulinha e Anedino
A década de 1980 marcou a volta ao profissionalismo e a adoção da águia como mascote oficial, símbolo de força e renovação. Entre os feitos notáveis da época, estão o título da Terceira Divisão de Minas e a ascensão à Segunda Divisão em 1986. O clube participou também de competições históricas, como o “Torneio Regional Tubal Vilela” e até jogos internacionais, sempre representando Patrocínio com orgulho. Os maiores títulos são o Campeonato Mineiro - Módulo II de 2017 e o Campeonato Mineiro - Segunda Divisão de 2000 (além do já citado título da terceirona de 86).
Hoje, o CAP carrega no peito o peso de sua história e o desejo de seguir sendo motivo de orgulho para sua cidade, perpetuando a paixão grená para as próximas gerações. Porém, o clube convive com uma dívida de cerca de R$ 4 milhões e é assombrado pelo pior ano de sua existência, com um rebaixamento ao Módulo II, após sofrer um W.O. na elite do Campeonato Mineiro, um péssimo Campeonato Brasileiro da Série D e acusações de esquema de manipulação de resultados por parte dos parceiros do time na competição.
Por isso, a Módulo FM lançou uma enquete em seu Instagram, idealizada pelo comentarista Adélio Furtado, porque depois de 70 anos de glórias, o CAP corre o risco de extinção.
A enquete pergunta: na sua opinião, o que deveria acontecer com o clube:
A reconstrução da equipe contando com apoio de toda a comunidade e do poder público.
Deixar morrer porque não vale a pena ter uma equipe profissional de futebol com essa grave situação financeira.
Você pode participar respondendo nos comentários OPÇÃO 1 ou OPÇÃO 2. Quem participar concorre a uma camisa CAPIRADOS, em parceria com a torcida MANCHA GRENÁ.
O sorteio entre os participantes será na próxima sexta-feira, dia 29/11, durante Módulo Esporte, às 12h30.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos