Por André Luiz Costa | Módulo FM - Fotos: Acervo Rede Hoje
Postado em: 23/11/2024
O Clube Atlético Patrocinense nasceu oficialmente em 1954, chegando em 2024 a 70 anos com uma rica história, cheia de glórias, desafios e uma multidão de torcedores apaixonados. Segundo o livro “CAP: A história de uma paixão grená”, do jornalista e historiador Luiz Antônio Costa, o CAP surgiu da fusão de times locais como Dom Lustosa e Ipiranga E.C., e inicialmente vestia camisas alvinegras, inspirado em grandes clubes brasileiros como Atlético Mineiro e Botafogo.
Ata de fundação em 19 de março de 1954
Nos anos 60, sob o comando de Nazir Félix, o clube experimentou um crescimento significativo, com jogadores de destaque do Alto Paranaíba encantando nos gramados do Estádio Júlio Aguiar.
Nazir Félix, João Gualberto, Manzurim e Quim Quim Arantes
O Atlético Patrocinense em 1962. Em pé: Tam (técnico), Nazir Felix (presidente), Macalé, Jovelino, Dedão, Paturé, Barofo, Gato e massagista Tião do Dêgo; agachados: Peroba, Fausto, Edvar, Gulinha e Anedino
A década de 1980 marcou a volta ao profissionalismo e a adoção da águia como mascote oficial, símbolo de força e renovação. Entre os feitos notáveis da época, estão o título da Terceira Divisão de Minas e a ascensão à Segunda Divisão em 1986. O clube participou também de competições históricas, como o “Torneio Regional Tubal Vilela” e até jogos internacionais, sempre representando Patrocínio com orgulho. Os maiores títulos são o Campeonato Mineiro - Módulo II de 2017 e o Campeonato Mineiro - Segunda Divisão de 2000 (além do já citado título da terceirona de 86).
Hoje, o CAP carrega no peito o peso de sua história e o desejo de seguir sendo motivo de orgulho para sua cidade, perpetuando a paixão grená para as próximas gerações. Porém, o clube convive com uma dívida de cerca de R$ 4 milhões e é assombrado pelo pior ano de sua existência, com um rebaixamento ao Módulo II, após sofrer um W.O. na elite do Campeonato Mineiro, um péssimo Campeonato Brasileiro da Série D e acusações de esquema de manipulação de resultados por parte dos parceiros do time na competição.
Por isso, a Módulo FM lançou uma enquete em seu Instagram, idealizada pelo comentarista Adélio Furtado, porque depois de 70 anos de glórias, o CAP corre o risco de extinção.
A enquete pergunta: na sua opinião, o que deveria acontecer com o clube:
A reconstrução da equipe contando com apoio de toda a comunidade e do poder público.
Deixar morrer porque não vale a pena ter uma equipe profissional de futebol com essa grave situação financeira.
Você pode participar respondendo nos comentários OPÇÃO 1 ou OPÇÃO 2. Quem participar concorre a uma camisa CAPIRADOS, em parceria com a torcida MANCHA GRENÁ.
O sorteio entre os participantes será na próxima sexta-feira, dia 29/11, durante Módulo Esporte, às 12h30.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram