Minas Gerais é o estado mais seguro do Brasil no primeiro semestre de 2021

Minas Gerais é o estado mais seguro do Brasil no primeiro semestre de 2021

Os dados são do Ministério da Justiça e reforçam a evolução do trabalho integrado das Forças de Segurança mineiras

Texto:

Postado em: 06/11/2021

Foi divulgado nesta semana através do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) dados das taxas de violência das 27 unidades federativas do Brasil entre os meses de janeiro e junho deste ano, onde pôde ser constatado que Minas Gerais foi o estado mais seguro nesse período.

A base de informações agrega estatísticas disponibilizadas pelas unidades federativas, com registros de ocorrências lavrados pelas forças de segurança atuantes em cada localidade, e tem por finalidade auxiliar na implementação de políticas públicas em segurança e defesa social. Além disso, o Sinesp acompanha as taxas de violência de nove naturezas criminais. São elas: latrocínio, homicídio consumado, estupro consumado, roubo de carga, roubo a veículo, roubo a instituições financeiras, lesão corporal seguida de morte, homicídio tentado e furto de veículo.

O ranking liderado por Minas Gerais neste ano avalia as menores taxas de incidência criminal, ou seja, o somatório de ocorrências registradas, de forma proporcional à população estadual, conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período analisado, multiplicando o resultado por cem mil. Nos casos de furto e roubo a veículos, são calculados os registros proporcionalmente à frota inscrita no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Não há atribuição de peso entre os diferentes crimes observados.

A integração das forças de segurança é um dos fatores que permitiram a Minas Gerais ocupar este espaço no cenário nacional. Somente no primeiro semestre, foram mais de 15 operações integradas realizadas com diferentes focos: combate ao crime organizado; combate ao tráfico de drogas; combate à criminalidade violenta nas áreas de fronteiras com outros estados; violência doméstica e familiar contra a mulher; combate ao uso irregular de produtos controlados, entre outras.

“Isso demonstra de forma inequívoca o valor desse trabalho integrado das Forças de Segurança Pública, um estado mais seguro significa de forma indubitável, principalmente um lugar para se viver, para se instalar as empresas, para atrair investidores. Então nessa perspectiva o estado de Minas Gerais ganha um relevo nacional no combate principalmente da criminalidade violenta [...] e, com certeza, Minas Gerais está de parabéns pelo modelo de gestão na segurança pública, a exemplo da Operação Caminhos de Minas que demonstra de forma salutar esse valor desse trabalho integrado das Forças de Segurança Pública como saída eficaz e eficiente para estancar a hemorragia do crime violento no estado de Minas Gerais”, afirmou o Secretário Adjunto, Jeferson Botelho.

 

Taxa de criminalidade

Segundo o cálculo, Minas tinha, em 2016, uma taxa de criminalidade de 474,03 por 100 mil habitantes, ocupando o sétimo lugar no ranqueamento nacional. No mesmo período, a taxa nacional equivalente era de 668,49. Em 2019, ao atingir o terceiro lugar no pódio de Segurança Pública, o estado apresentava uma taxa de 260,96 por 100 mil habitantes, enquanto o coeficiente brasileiro era de 358,51.

E, finalmente, nos seis primeiros meses de 2021, a taxa mineira é de 87,42, sendo a proporção em todo o Brasil de 145,04. Os estados que ocupam a segunda e terceira colocação estão com suas taxas em 97,79 e 102,71, respectivamente.

 

Stéfany Christina/Juliano Resende – Módulo FM com informações Agência Minas

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram