Por André Luiz Costa | Módulo FM com Agência Minas
Postado em: 05/05/2025
O Governo de Minas Gerais decretou, na última sexta-feira (2), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.
A medida, válida por 180 dias, visa reforçar as ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), como a contratação de profissionais, compra de insumos, ampliação de leitos e apoio aos municípios.
Em 2025, até o dia 26 de abril, Minas já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes, com maior incidência entre crianças menores de 1 ano e idosos acima de 60 anos.
O decreto também cria o Centro de Operações de Emergências em Saúde por SRAG (COE-Minas-SRAG) e reforça o uso da Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, que orienta decisões nas áreas de vigilância, assistência e vacinação.
A vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade, com o apoio de 222 vacimóveis espalhados pelo estado. A meta de cobertura vacinal é de 90%.
Além disso, a SES-MG intensifica a qualificação dos profissionais de saúde, com treinamentos e orientações sobre diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrefeitura de Patrocínio nomeia aprovados em concurso público de 2022
Escala de vencimentos do IPVA 2026 em Minas Gerais começa na próxima segunda-feira (9)
Homem é preso com drogas durante patrulhamento no bairro Santo Antônio
Mulher alega que foi assaltada no Serra Negra, mas PM descobre que denúncia era falsa