.
Postado em: 11/03/2022
Foi anunciado nesta quinta-feira (10) durante a reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais o encerramento do Plano Minas Consciente e a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos, passando a ser facultativo a partir deste sábado (12).
Em relação ao Plano Minas Consciente, elaborado para o acompanhamento da pandemia da covid-19 e a criação de protocolos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas, a decisão se deu a partir do avanço da vacinação e a queda no número de casos e taxa de óbitos pela covid-19 no estado.
Somente na última semana, a incidência caiu 50%. Considerando os últimos 14 dias, a queda chega a 60%. Há seis meses, Minas Gerais está com todas as macrorregiões na onda verde do plano. Por conta disso, a partir deste sábado (12) o plano será finalizado.
Monitoramento
A partir de agora, as deliberações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME). Ele será responsável por manter a regularidade das discussões técnicas e das tomadas de decisão frente às emergências em saúde pública, congregando informações atualizadas, apoiando os municípios e delegando atribuições aos gestores e às unidades técnicas.
A partir de agora, o acompanhamento passa a ser feito pela SES-MG, que vai avaliar dados como incidência de casos, pacientes aguardando leitos e o número de pessoas internadas nos CTIs do Estado, que passa a ter 26% a mais de leitos.
Já o uso de máscaras passará a ser facultativo em locais abertos a partir deste sábado em Minas Gerais por conta da melhoria dos indicadores da pandemia no estado e ao avanço da vacinação. No entanto, cabe aos municípios a decisão de adotarem ou não a orientação da SES-MG.
Já em locais fechados, o uso da máscara segue obrigatório até que pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos estejam vacinadas com a dose de reforço. Atualmente, 45% do público-alvo recebeu a terceira injeção.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a desobrigação não é um desestímulo ao uso. Aqueles que são mais vulneráveis ou estão com sintomas gripais não devem se sentir constrangidos para continuar usando a máscara.
Orientações
Os indicadores de imunização nos municípios vão nortear as medidas a serem seguidas em cada localidade.
Locais abertos - O critério para desobrigação do uso do protetor facial em locais abertos é o município ter atingido pelo menos 80% do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população com mais de cinco anos de idade, e também ter aplicado a dose de reforço em mais de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos.
Locais fechados - Para locais fechados, os indicadores são 80% da vacinação completa e mais de 70% da dose de reforço.
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro