Minas Consciente chega ao fim no próximo sábado (12) e máscaras em locais abertos passam ser facultativas

Minas Consciente chega ao fim no próximo sábado (12) e máscaras em locais abertos passam ser facultativas

.

Texto:

Postado em: 11/03/2022

Foi anunciado nesta quinta-feira (10) durante a reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais o encerramento do Plano Minas Consciente e a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos, passando a ser facultativo a partir deste sábado (12).

 

Minas Consciente

Em relação ao Plano Minas Consciente, elaborado para o acompanhamento da pandemia da covid-19 e a criação de protocolos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas, a decisão se deu a partir do avanço da vacinação e a queda no número de casos e taxa de óbitos pela covid-19 no estado.

Somente na última semana, a incidência caiu 50%. Considerando os últimos 14 dias, a queda chega a 60%. Há seis meses, Minas Gerais está com todas as macrorregiões na onda verde do plano. Por conta disso, a partir deste sábado (12) o plano será finalizado.

Monitoramento

A partir de agora, as deliberações serão realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME). Ele será responsável por manter a regularidade das discussões técnicas e das tomadas de decisão frente às emergências em saúde pública, congregando informações atualizadas, apoiando os municípios e delegando atribuições aos gestores e às unidades técnicas.

A partir de agora, o acompanhamento passa a ser feito pela SES-MG, que vai avaliar dados como incidência de casos, pacientes aguardando leitos e o número de pessoas internadas nos CTIs do Estado, que passa a ter 26% a mais de leitos.

 

Flexibilização das Máscaras

Já o uso de máscaras passará a ser facultativo em locais abertos a partir deste sábado em Minas Gerais por conta da melhoria dos indicadores da pandemia no estado e ao avanço da vacinação. No entanto, cabe aos municípios a decisão de adotarem ou não a orientação da SES-MG.

Já em locais fechados, o uso da máscara segue obrigatório até que pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos estejam vacinadas com a dose de reforço. Atualmente, 45% do público-alvo recebeu a terceira injeção.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a desobrigação não é um desestímulo ao uso. Aqueles que são mais vulneráveis ou estão com sintomas gripais não devem se sentir constrangidos para continuar usando a máscara.

Orientações

Os indicadores de imunização nos municípios vão nortear as medidas a serem seguidas em cada localidade.

Locais abertos - O critério para desobrigação do uso do protetor facial em locais abertos é o município ter atingido pelo menos 80% do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população com mais de cinco anos de idade, e também ter aplicado a dose de reforço em mais de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos.

Locais fechados - Para locais fechados, os indicadores são 80% da vacinação completa e mais de 70% da dose de reforço.

 

Agência Minas

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram