Metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar

Metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar

Os dados foram coletados de 2.180 domicílios nas cinco regiões do país entre 5 e 24 de dezembro de 2020

Texto:

Postado em: 18/10/2021

Os resultados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 mostrou que nos três meses anteriores à coleta de dados cerca de 55% da população conviviam com insegurança alimentar, um aumento de 58% em comparação com 2018 quando havia apenas 36%. Os dados foram coletados de 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais, entre 5 e 24 de dezembro de 2020.

De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional metade da população brasileira, ou seja, 116,8 milhões de pessoas estariam em situação de insegurança alimentar. E nos últimos dois anos o número de pessoas que passaram a ter a experiência da fome no seu dia a dia saltou de 10 milhões para 19 milhões.

Em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Henrique Oliveira Carvalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social disse que a redução de programas sociais foi uma decisão do Governo Federal e esclareceu que uma das medidas do combate à fome do Executivo Estadual é o pagamento do auxílio emergencial do Força Família, criado pelos deputados estaduais.

O Força Família proposto e aprovado pelos deputados da ALMG vai beneficiar mais de 1 milhão de famílias com renda per capita mensal de até R$ 89 que vão receber R$ 600 em parcela única. O recurso vai ser depositado até dia 29 de outubro para os inscritos no CadÚnico, por isso, não é preciso fazer cadastro e nem preencher qualquer documento para receber o dinheiro.

 

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram