Mensagem por SMS anuncia débito falso e idosa perde quase 15 mil reais em Guimarânia

Mensagem por SMS anuncia débito falso e idosa perde quase 15 mil reais em Guimarânia

Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG

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Postado em: 24/11/2021

Nesta terça-feira (23/11), golpistas enganaram idosa, de 65 anos, em Guimarânia e o prejuízo foi de quase R$ 15 mil. Este é um golpe que tem se tornado recorrente, onde golpistas, que utilizam o medo das vítimas de perder dinheiro por meio de um desconhecido débito de agendamento de transferência, enviam mensagens pedindo as vítimas para clicar em um link falso, enviado por SMS.

Segundo a vítima, ela recebeu uma mensagem via SMS com a seguinte frase: BB INFORMA: Prezado (a) cliente agendamos com sucesso sua transferência para doação projeto mãe-amor via TED, cancele pelo link. Ainda segundo a vítima respondeu com a seguinte frase: “Favor cancelar. Não autorizei ou melhor não fiz nem uma transferência”.

Posteriormente, a vítima recebeu uma ligação no telefone informando que seu cartão havia sido clonado e que golpistas estavam utilizando o seu cartão na cidade de Uberlândia, para realizar uma compra de um aparelho celular e tentaram realizar um saque no caixa de 24h, no entanto, não conseguiram realizar o saque. O suposto telefonista orientou a vítima a realizar uma ligação no 0800 que consta no verso no cartão. Conforme solicitado, a idosa entrou em contato pelo 0800, porém a ligação estava muito ruim, momento em que o telefonista informou que ele próprio ligaria novamente e que realizaria toda a ajuda necessária para estornar os gastos que haviam sido realizados por pessoas não identificadas.

Ainda a vítima recebeu uma ligação e foi orientada a fazer uma carta de próprio punho, colocando seus dados pessoais como CPF, IDENTIDADE e ASSINATURA e que repassasse pelo telefone a senha do cartão de crédito.

O golpista ainda informou que um moto boy estaria indo no endereço da vítima, e que necessitaria de um código para identificação do motoboy. Cerca de 15 minutos o motoboy chegou na residência e se identificou com o código 3535 pegando o envelope que dentro estaria a folha escrita de próprio punho e os cartões de crédito da idosa.

De acordo com o boletim de ocorrência, foi realizado cinco transferências bancárias chegando no valor de R$ 13.999,00. O caso foi registrado como estelionato e até o momento nenhum suspeito foi preso.

A Polícia Militar reforça que as Agências bancárias NUNCA ligam para seus clientes solicitando senhas, códigos ou dados bancários. Também NÃO enviam motoboys ou funcionários para recolher cartões em casa. Em algumas situações, os golpistas solicitam que a vítima ligue para a Central do banco através do 0800 impresso no cartão, porém desviam a ligação e solicitam senhas, cartões e dados da vítima, concluindo assim o golpe.

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Com informações da Polícia Militar.

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